Back to Top
site 7132   hyhy

Religião

 O papa Francisco canonizou neste domingo (15/10) os 30 "mártires do Rio Grande do Norte", considerados os primeiros mártires do Brasil, assassinados em 1645. Na cerimônia realizada na praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice também proclamou santos os três "meninos mártires de Tlaxcala", do México, assassinados entre 1527 e 1529.


 Como é habitual, Francisco usou a fórmula em latim para proclamar a santidade e pedir que os nomes fossem inscritos nos livros dos santos da Igreja. Durante a cerimônia também foram canonizados o sacerdote espanhol Faustino Míguez (1831-1925), fundador do Instituto Calasancio Filhas da Divina Pastora, e o capuchinho italiano Angelo da Acri.

 

 O grupo de santos brasileiros são considerados os primeiros mártires do país e foram encabeçados pelos sacerdotes Andrés de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o laico Mateus Moreira, além de outros 27 companheiros assassinados entre 16 de julho e 3 de outubro de 1645 pelos protestantes calvinistas holandeses instalados no Brasil naquela época.


 Conhecido como massacre de Cunhaú e Uruaçu, o episódio aconteceu no Rio Grande do Norte durante o período da domínio holandês na região. Os holandeses – que eram calvinistas – não admitiam a prática do catolicismo nos territórios por eles invadidos. O papa João Paulo 2º os beatificou em 5 de março de 2000, na Basílica de São Pedro.

 

Meninos indígenas mexicanos


 A cerimônia começou com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, que, acompanhado dos postuladores das causas, apresentou a Francisco a petição de canonização e leu uma pequena biografia de cada um.


 Depois, o papa pronunciou a fórmula em latim: "Após ter reflexionado largamente e invocado a ajuda divina, e escutando o parecer de muitos dos nossos irmãos bispos, declaramos santos os beatos [...] e os inscrevemos no Catálogo dos Santos, e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os santos." Depois, as relíquias dos novos santos foram levadas ao altar.


 Para a cerimônia compareceram centenas de mexicanos de Tlaxcala e uma ampla delegação religiosa liderada pelo bispo da diocese, Julio C. Salcedo Aquino, e os cardeais José Francisco Robles Ortega e Alberto Suárez Inda.


 Os meninos indígenas santos são Cristóbal, Juan e Antonio, que tinham entre 12 e 13 anos e foram assassinados entre 1527 e 1529, ao terem se convertido ao cristianismo, e que serão agora os padroeiros da infância mexicana. Os três meninos foram beatificados em 6 de maio de 1990 na basílica de Guadalupe por João Paulo 2º.

 

Fonte:DW.com

 Faleceu nesta quarta-feira, 19, o padre Hugo Büttenbender, aos 80 anos.Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, há cerca de 40 dias, Padre Hugo veio à óbito por volta das 11h. Atualmente ele servia como vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico da Capital. No dia 7 deste mês o presbítero completou 55 anos de sacerdócio.


 O padre também teve uma forte ligação com Montenegro. Pároco em Montenegro pelo período dez anos, de 1975 até 1985, foi em sua gestão que ocorreu construção da atual Casa Paroquial do município.

 

 Destaca-se sobre ele a simpatia e o espírito ecumênico que manifestava às demais igrejas cristãs. Pe. Hugo era primo de Dom Dadeus Grings.

 

 O velório ocorrerá a partir das 7h de quinta-feira, 20, na paróquia do Rosário, onde será celebrada missa às 8h30min. Depois o corpo seguirá para Morro Reuter, onde será sepultado.

 

Foto: Arquidiocese de Porto Alegre

 O Bispo Coadjutor da Diocese de Montenegro, Pe. Carlos Romulo Gonçalves e Silva, será acolhido pela comunidade católica no dia 9, sexta-feira, às 19h30min, na Catedral São João Batista. Contudo, o novo Bispo só assume de forma efetiva o comando da Diocese de Montenegro no mês de outubro, quando o atual Bispo, Dom Paulo De Conto, completar 75 anos e o Papa Francisco conceder-lhe o título de Bispo Emérito. Até lá o Bispo coadjutor acompanhará Dom Paulo em suas atividades.


 De Conto foi o primeiro Bispo da Diocese de Montenegro. Por aqui já são mais de oito anos de atuação. Ele ainda lembra com carinho a época em que aqui chegou e diz que não pretende deixar a cidade. “Quando instalava a Diocese, eu dizia para todo o povo: a Diocese de Montenegro, de hoje em diante, tem um novo nome. Chama-se Diocese da Alegria, e isso pegou, a alegria existe em todos os cantos”, conta Dom Paulo.

 

 O bispo afirma que está feliz e realizado em passar seu cargo para Dom Carlos. “Eu entrego minha missão com muita alegria. Dei o que tinha, seja no aspecto administrativo, seja pastoral e, sobretudo no amor pelos padres, seminaristas e pelo povo”.

 

 Dom Paulo convida a comunidade a participar da cerimônia de ordenação episcopal do futuro bispo da Diocese de Montenegro que será realizada no domingo, dia 4, na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, de Pelotas. E parta que posteriormente, na sexta,9, compareçam a missa de acolhida.

Terça, 11 Abril 2017 11:32

ERS 124 poderá ganhar lombada eletrônica

Escrito por

O Prefeito Municipal de Pareci Novo, Oregino José Francisco, participou de nova reunião no DAER para tratar sobre as melhorias junto a ERS 124. Veja alguns dos assuntos tratados no encontro:


- trevos e rótulas de acesso ao Município de Pareci Novo,
- colocação de pedras junto à barranca do Rio Caí, evitando a erosão da área,
- lombadas eletrônicas ao longo do trecho da ERS 124.

 O movimento Cenáculo de Maria, da Diocese de Montenegro, está completando 25 anos de serviços prestados à comunidade. Para comemorar as Bodas de Prata, neste domingo, 9, será realizado um evento no Parque Municipal da Cidade de Feliz.


 Conforme Fernando Petry, membro do Cenáculo de Maria, uma série de atividades estão previstas para acontecer ao longo do dia. No período da manhã haverá um bate-papo entre os presentes e à tarde o momento de celebração, com a presença do Bispo Dom Paulo Antônio de Conto.


 Petry lembra que os convidados devem levar o próprio almoço e cadeiras para ter maior conforto durante o evento. Haverá ainda ações voltadas para as crianças.
Não precisa ser membro do Cenáculo para participar da celebração. Membros de duas dioceses do Paraná são aguardados para o encontro.

 O projeto da Casa de Passagem Regional (Casa Abrigo Filhos de Maria) foi apresentado no auditório da Central de Polícia de Montenegro. A titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Delegada Cleusa Spinato, realizou a apresentação do projeto.


 Segundo a delegada, só nos dois primeiros meses de 2017 foram instaurados mais de 200 processos por casos de agressão contra mulheres, fora os registros de ocorrência que não foram levados adiante e também às agressões que nem chegam ao conhecimento das autoridades. Um dos objetivos da casa de passagem é encorajar as vítimas a denunciar seus agressores.


 A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM), Carliane Pinheiro, relata que muitas mulheres não denunciam as agressões sofridas por não ter para onde ir. A casa de passagem além de abrigo temporário, oferecerá assistência psicológica às hospedes.


 Contudo, para que o projeto saia do papel é preciso buscar apoio dos demais municípios que integram a Região do Vale do Caí. A casa deve receber mulheres das 19 cidades vizinhas. Após a apresentação do projeto, foi montada uma força-tarefa para começar as tratativas com os municípios.

 A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema “Cultivar e guardar a criação”. O objetivo da Campanha da Fraternidad é o cuidado para com a criação, de modo especial dos biomas brasileiros. O Bispo da Diocese de Montenegro Dom Paulo De Conto destaca que o Brasil é um país rico em biomas e em biodiversidade.


 Ele afirma que o pecado possui três dimensões: pessoal, social e cósmica, exigindo a conversão, inclusive ecológica. “Quantos hoje pecam contra a natureza? Sabemos que ela se vinga, como alerta São Paulo em Romanos, capítulo 8, versículo 22 (Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia)”.


 A Campanha da Fraternidade acontece junto à Quaresma, período em que é buscada a conversão. O Bispo lembra da importância de se pedir a penitência do coração. Dom Paulo cita uma série de orientações do Papa Francisco sobre como os cristãos devem viver o tempo da Quaresma. “Que a Campanha da Fraternidade e a Quaresma nos ajudem nesse processo de conversão. Afinal, quantas línguas, mãos, olhos, pés e corações pecaminosos existem? Olhemos com muito amor para Jesus, que também fez penitência. Sejamos Jesus no deserto que muitas vezes é a nossa família, nossa comunidade, e sempre com alegria. Nada de cara triste!”, pediu Dom Paulo aos fiéis para que se tenha uma boa preparação para a Páscoa.

 

Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Montenegro

 Segundo a Brigada Miliar, as vítimas do assalto ocorrido em Montenegro na tarde dessa quarta-feira,1º, são moradoras de Porto Alegre e foram trazidas para Montenegro por um consultor sobre direitos trabalhistas. A polícia quer entender o motivo pelo qual o homem, residente em Novo Hamburgo, trouxe às vítimas para sacar o dinheiro em Montenegro. Ao ser questionado pela polícia, o sujeito não soube dar explicações.


 A Polícia Civil checou os antecedentes do suposto consultor e constatou que o mesmo possui passagem pela polícia. A investigação irá apurar se há envolvimento do sujeito numa espécie de golpe contra as mulheres.

 

Foto ilustrativa

 O Grupo Progresso de Comunicação recebeu novos vídeos que mostram motoristas fazendo “pegas” nas ruas de Montenegro. Um dos locais onde os veículos abusam da velocidade é a Rua Osvaldo Aranha, no Centro da cidade.


 Com uso de câmeras Go Pro ou de celulares, os condutores registram o próprio ato de imprudência. O gesto parece ter virado moda entre alguns condutores. Não basta dirigir com velocidade superior a 100km/h. É preciso registrar o fato e compartilhar em grupos de WhatsApp.


 Nem os carros rebaixados escapam das “disputas” travadas entre seus donos para ver quem atinge a maior velocidade. Outra marca dregistrada de quem faz “pegas”, nos vídeos recebidos, é o volume do som dos automóveis.


 Além da Rua Osvaldo Aranha, a Avenida Ivan Jacob Zimmer e Fernando Ferrari são pontos de preferência para os “rachas”. 

 

 Os vídeos serão publicados em breve.

Quarta, 01 Março 2017 13:28

Doações para a Cúria Diocesana

Escrito por