Back to Top
site 7132   hyhy

Sociedade

 Numa tentativa de reduzir os gastos, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul vem anunciando uma série de cortes e fechamentos de fundações, como é o caso da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). A extinção desta fundação, em especial, preocupa Alzir Aluisio Bach, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Caí (Codevarc). O motivo para a preocupação diz respeito ao Projeto de Minimização das Cheias do Rio Caí.


 O projeto encontra-se em tramitação junto ao Ministério das Cidades, na Capital Federal, atrelado à Metroplan. Com o fechamento da fundação, Alzir acredita que possa, ocorrer entraves do andamento do processo. “É uma questão que nos preocupa. Esperamos que esse hiato não prejudique o fluxo do projeto que está em andamento no Ministério das Cidades”, comenta.

 

 Contudo, Alzir diz que já existe uma alternativa apontada como possível solução para o caso. “Em uma reunião técnica que tivemos com o Ministério das Cidades, houve a sugestão que os municípios, através do Consórcio Cis/Caí, absorvam esse projeto junto ao Governo Federal. É uma alternativa, mas, não quer dizer que será colocada em prática”, comenta.

 

 O presidente do Conselho Regional lembra que, para que em 2018 o fluxo do projeto no Ministério das Cidades ocorra de forma normal, essa discussão deve ser resolvida até o final do ano. “Tecnicamente o projeto está aprovado junto ao Ministério das Cidades, falta agora a batalha pelo recurso”, conclui.

 Uma antiga reivindicação da comunidade de Despique, localidade do interior no município de Pareci Novo, está tomando forma. A construção da ponte está sendo viabilizada por meio de recurso do Ministério da Integração Nacional, via Defesa Civil. A liberação de R$ 259.200,00 foi efetivada por meio de um projeto encaminhado ao ministério em janeiro deste ano.


 Segundo o Prefeito Municipal Oregino José Francisco a obra dará solução definitiva ao frequente problema das inundações que deixava inúmeras famílias isoladas.

 

Informações/foto:Holic Comunicação

 O problema começou no mês de agosto e no dia 27 de setembro foi noticiado no portal JP News. Passados dois meses do início do problema, a dona do restaurante Sabor da Casa, Regina Rosete de Mello, ainda aguarda providências por parte da Administração Pública local.


 Um bueiro entupido é apontado como a causa do vazamento do esgoto. A situação incomodaria qualquer cidadão, mas nesse caso também afeta os negócios da empresa de alimentação localizada junto ao foco do problema, na Rua Capitão Cruz, Centro de Montenegro.

 

 A proprietária do restaurante relata que vários clientes já reclamaram do mau cheiro causado pelo líquido acumulado em frente ao prédio. E o que é pior, algumas pessoas deixaram de frequentar o ambiente por sentirem náuseas ao respirar o odor.

 

 A empresária entrou em contato com a prefeitura municipal e uma equipe foi encaminhada para resolver a situação, mas, apresar dos esforços, não foi obtido o resultado esperado. “Fizeram um buraco e trocaram um cano, só que continuou o mesmo problema. No dia seguinte retornei a ligar para a prefeitura e me falaram que tinha muito serviço na frente e não poderiam me atender naquele momento”, conta Regina.


 Cerca de uma semana após a tentativa por telefone, a comerciante registrou um protocolo na prefeitura, mas novamente recebeu a informação de que não poderia ser atendida naquele momento. Na primeira quinzena de outubro, Regina esteve reunida com o prefeito do município. Segundo ela, este disse que o conserto seria providenciado nos próximos dias, mas até o momento, a cidadã ainda aguarda.

 

 A comerciante espera que o atraso para verificação do problema tenha ocorrido em função do período de chuvas e que com a melhoria do tempo a equipe da prefeitura consiga resolver de vez a situação.

 

 A reportagem aguarda a posição da prefeitura sobre o assunto.

Segunda, 16 Outubro 2017 17:27

Vem aí a 1ª Semana Gospel de Montenegro

Escrito por

 De 25 a 31 de outubro acontece a 1ª Semana Gospel de Montenegro. Conforme o evangelista e Vereador Juarez Silva, autor da lei que institui a Semana Gospel, a iniciativa tem como objetivo promover o fortalecimento e a união da população local.


 A abertura oficial da Semana Gospel ocorrerá no dia 25, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores de Montenegro. O ato será marcado pelas participações do Pastor Rubens, do grupo de Louvor e de coreografia da Marcha para Jesus, além da apresentação da Orquestra Acordes de Sião.

 

 No dia 26, às 18h, será realizada sessão solene da Igreja Luterana. Ainda na Câmara de Vereadores, desta vez no dia 27, será realizada palestra com enfoque nos temas Família e Drogas, o evento acontece às 19h.

 

 Nos dias 28,  29 e 30 ocorrem ainda diversas atividades descentralizadas. Já no encerramento, dia 30, às 10h, será promovido Culto da Ressurreição e logo após passeio ciclístico. Às 15h30min acontece a Marcha para Jesus, com saída da Praça dos Ferroviários até o Parque Centenário. No Parque será feito o culto de encerramento da Semana Gospel.

 

Foto:ACOM/Câmara de Veraedores de Montenegro

Sexta, 13 Outubro 2017 20:05

IV Encontro de Antigos de Pareci Novo

Escrito por

 Neste Domingo dia 15 de outubro, se realizará o IV Encontro de Antigos de Pareci Novo (carros e motos), junto a Praça Central de Pareci Novo:

 

Confira algumas das atrações a partir das 9 horas:
Entrada Franca.

Bandas confirmadas:
Banda Rock de Quinta - de Pareci Novo;
Banda Hijos del Joey - da Feliz;
Banda Planeta Sul: de São Sebastião do Caí.

 

Carros e Motos em exposição:
Primeiros 200 inscritos ganharão um copo e pôster personalizado;
Inscrições no local do evento;
Serão permitidas as entradas de veículos com mais de 25 anos rodados para exposição.
Estão confirmados carros da época dos anos 1920 até importados dos EUA e Europa;
Outros veículos terão estacionamento em ruas ao lado do evento.

 

Outras atrações:
Diversos expositores de miniaturas de carros e motos, artigos e peças de carros, chaveiros, etc...
Tudo para diversos públicos, desde crianças até adultos.

 

Diferenciais para pais e filhos:
Ampla área com brinquedos na praça municipal.
Feira de adoção e arrecadação de ração para cachorros abandonados;

 

Praça de alimentação:
Lanches, chopp artesanal e bebidas em geral.

Feira do Artesanato e Agroindústria Familiar
Diversidade de produção de artesãos e agricultores locais.
Comércio de flores, plantas e frutas.

 

Estádio Municipal (Futebol):
Jogos do Gauchão das 9 às 13 horas
Categorias de Base (2003/2004/2005/2006) entre Fera X Ivoti
Entrada Franca

 

Fonte:Holic Comunicação

Sexta, 13 Outubro 2017 19:56

1ª Caminhada no Caminho do Coração

Escrito por

 O local de saída é a Dcor Antúrios que fica na BR 470 km 281, localizada a 8 km de Montenegro na direção de Salvador do Sul. Para participar da caminhada não tem custo de inscrição, somente se quiser adquirir bebidas e comidas pelo caminho e as duas opções de almoço no final da caminhada que deve ser reservado antecipadamente.


Galinhada no Salão Santa Cecília (São José do Sul)– (51) 996 745 759

Churrasco, galeto e galinhada na Comunidade do Coqueiral (Pareci Novo)– (51) 980 297 517

 

O itinerário possui belíssimas paisagens em meio a natureza, túneis verdes, pomares de frutas cítricas e canteiros de flores.

Durante a caminhada terão algumas programações especiais, surpresas e dois pontos de parada no município de Pareci Novo:

1º - IGREJA DO COQUEIRAL – a comunidade estará em festa neste dia com churrasco, bandinha típica alemã, cuca, água, geléias e spitz bier a disposição dos participantes;

2º - SÍTIO DAS ACÁCIAS – agroindústrias familiares da localidade estarão aguardando caminhantes com suas geléias, sucos e barrinhas de cereais da Hart’s Naturais de Pareci Novo.

 

Chegada com opção de bebidas e lanches no ponto de saída / chegada, onde haverá uma feira das 9 às 13 horas, com produtos agroecológicos, flores e artesanato de São José do Sul.

E sucos e geleias orgânicos, flores e frutas, cricris de cascas de frutas, licores de pétalas de rosa de ibisco, cucas, saladas de frutas, spitz bier e chopp artesanal Abadessa de Pareci Novo.

 

A 1ª. Caminhada ocorre no Circuito Turístico Caminho do Coração, e faz parte do Anda Brasil, um movimento de Caminhantes Nacional filiado ao IVV Associação Internacional de Esportes Populares com mais de 150.000 caminhantes inscritos no Brasil.

 

A proposta da Caminhada foi de divulgar este Circuito Turístico INTERMUNICIPAL do Caminho do Coração, incrementar o Calendário de eventos, integrar os municípios de São José do Sul e Pareci Novo e criar nos produtores e empreendedores rurais a nova possibilidade de renda e divulgação dos seus produtos.

 

O evento tem apoio das prefeituras de Pareci Novo e São José do Sul , Vale da Felicidade, Emater, KAS Consultoria, Anda Brasil, Ecobooking Ibia Hotel, Cancha Família Kleinubing, Cervejaria Abadessa, Dcor Antúrios, Sitio das Acácias, Hart´s Natural, Nedel Citricos, Novo Citrus, e Floreplanta.

 

Informações www.facebook.com/circuitoturisticocaminhodocoracao
Inscrições: http://www.ecobooking.com.br/eventos/inscricaoEVS1.php?InsVS1=cfdbxbj3ftxl8gmtfnjlt98c0x46za

 

Data: 22/10/2017
Horário de saída: 9h

 

Fonte: Holic Comunicação

 A Brigada Militar de Montenegro quer a intervenção do Ministério Público para acabar com a demora nos atendimentos aos presos que precisam de laudo médico para serem encaminhados ao sistema prisional. A BM justifica que trata-se de uma avaliação rápida, mas que o tempo de espera para obter o documento leva em média de 2h à 3h.


 Conforme o Subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Montenegro, Cap. Oscar Bessi Filho, no domingo, 8, um preso capturado chegou ao hospital às 16h40min. Às 19h15min, hora do último contato com a reportagem, o atendimento ainda não havia sido prestado.


 O problema, conforme o Capitão, é que nesse período a BM acaba tendo redução no número de policiais nas ruas. Uma viatura fica exclusivamente no hospital aguardando a liberação do laudo médico para fazer a condução do preso até a delegacia de polícia.

 

 Situações de demora como a ocorrida no domingo são frequentes, afirma o subcomandante. Nos dias 27 e 28 de setembro, por exemplo, também foram registrados casos semelhantes. Bessi afirma que isso já está sendo considero como rotina. “Já estamos cansados de nossa única patrulha ficar lá às vezes 3 a 4 horas esperando”, comenta.

 

 O Diretor do Hospital Montenegro, Carlos Batista da Silveira, relata que a instituição faz o possível para que o atendimento à polícia seja realizado de forma rápida. Contudo, segundo ele, a casa de Saúde prioriza o atendimento aos casos de emergência e urgência.


 Carlos afirma que no último domingo havia dois pacientes em estado grave sendo atendidos na sala vermelha, onde são acolhidas as emergências, e três enfermos na amarela, local de urgências. Sendo assim, a prioridade é desses casos, afirma o gestor.


 Batista diz ainda que é comum a chegada de viaturas da polícia e ambulâncias da Samu juntas ao hospital, o que acaba fazendo com que os policiais tenham de aguardar um pouco mais pelo atendimento.

 O sinal analógico de televisão, na região metropolitana, encerra sua transmissão em janeiro de 2018. Com a medida, Montenegro passará a contar apenas com o sinal digital.
Pensando na população de baixa renda, o Governo Federal está disponibilizando a antena digital gratuitamente a esse público. Contudo, é necessário que haja cadastro nos programas sociais do Governo Federal para ter direito a receber o kit gratuito, nas agências dos Correios. O Kit é composto por cabos, conversor e antena.


 A Coordenadora do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), Mônica Müller, orienta que para retirar os kits é necessário agendamento prévio e ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Os agendamentos são realizados no CRAS, pelo número 147 ou pelo site: www.sejadigital.com.br/kit.

 

 Posteriormente, a retirada dos kits é feita nas agências dos Correios, mediante apresentação de documentos com foto e o NIS. No local, também, durante a retirada é realizada uma aula de instalação.

 

Foto/informações: ACOM

 Um homem chamou a atenção de policiais do 5º Batalhão da Brigada Militar de Montenegro ao tentar fugir quando viu a viatura da BM. O fato ocorreu no domingo, 8, na Travessa José Pedro Steigleder, no Bairro Cinco de Maio.


 O mesmo tentou fugir ingressando em um banhado, mas os policiais foram mais rápidos e conseguiram pegá-lo. Capturado pelos policiais, foi constatado que o homem era fugitivo do Instituto Penal de Montenegro. O indivíduo vulgo "ratinho" foi levado até o Hospital Montenegro para laudo e posteriormente encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento de Montenegro.

 

 Já na manhã desta segunda-feira,9, a BM realizou nova captura de mais um procurado pela Justiça. Ao efetuar diligências, foi abordado um indivíduo com mandado de prisão em aberto.

 

 Segundo a polícia, o homem possui antecedentes por diversos crimes. O procurado segue para procedimento padrão de prisão.

 A Câmara de Vereadores de Montenegro aprovou o Projeto de Lei nº 013/17, do Vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), que visa instituir a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A semana deve ocorrer durante o mês de maio, na semana que antecede ao Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.


 Conforme o vereador , “o objetivo é promover palestras em salas de aula, eventos e atividades de cunho educacional e cultura, que terão por tema o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”. As discussões sobre o tema devem ter a participação de toda a sociedade e em especial de entidades que lidam com esse tipo de problema no cotidiano.


 A partir de dados estatísticos e debates, o vereador espera que surjam ideias para diminuir a ocorrência desse tipo de violência. A Semana também terá como proposta estimular a população a denunciar casos de abuso ou exploração de crianças e adolescentes.


 O projeto agora segue para sanção do prefeito municipal.

 

Foto: ACOM Câmara de Vereadores

Página 1 de 42