Back to Top
site 7132   hyhy

Sociedade

Na manhã de quarta-feira ,13, o Prefeito Municipal Kadu Müller esteve no Palácio Piratini onde participou do ato de assinatura do Termo de Cooperação para compor o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul – SIM/RS.


Recebidos pelo Governador do Estado, José Ivo Sartori, Prefeitos de 174 municípios aderiram ao SIM/RS e, com isso, garantem ferramentas que auxiliam no monitoramento da segurança pública como, por exemplo, sistemas de videomonitoramento e cercamento eletrônico, compartilhamento de estatísticas, capacitação e treinamento de Guardas Municipais. Ainda, os municípios passam a integrar as esferas da segurança pública e entes de fiscalização no Estado do Rio Grande do Sul, permitindo a troca de informações e a interação das tecnologias atuais e futuras.


Na agenda à capital, acompanharam o Prefeito Kadu, o Chefe de Gabinete e Secretário Municipal de Viação e Serviços Urbanos, Edar Borges, e o Secretário Municipal de Administração e Gestão e Planejamento, Rafael Riffel.(Foto:Acom)

Quarta, 13 Dezembro 2017 10:16

ESFs serão ampliadas e reformadas em Montenegro

Escrito por

Dois prédios de Estratégia de Saúde da Família (EFS) da cidade estão recebendo, desde o mês de novembro, serviços de ampliação e reformas. A previsão é que a ESF do bairro Industrial e a ESF II Esperança devem ter suas estruturas novas já prontas até o meio do próximo ano.


A obra de ampliação e reforma da ESF Industrial compreende a construção de um novo prédio, de 122,4 metros quadrados, na área posterior ao existente, onde serão alocadas a sala de reuniões, administração, sala de agentes de saúde, banheiros e vestiários para os funcionários, bem como salas de expurgo e esterilização. O investimento da obra é de R$161.182,17 com previsão de término para 30 de junho de 2018.


Já a reforma da ESF II Esperança compreende adequação da drenagem e instalação de calhas, recuperação de grades, esquadrias e corrimãos, reposição de pisos e revestimentos e pintura interna e externa. O investimento da obra é de R$ 33.793,26 é para 13 de janeiro de 2018. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, a ampliação e as reformas são de extrema importância para o atendimento da comunidade e darão um grande apoio para a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).(Foto:Acom)

Terça, 12 Dezembro 2017 10:21

População carcerária do Brasil dobra em 11 anos

Escrito por

O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, atrás de Estados Unidos e China


A população carcerária do Brasil dobrou entre 2005 e 2016 e a taxa de ocupação das prisões chegou a 197%, com dois presos – e até quatro em certos estados – por vaga disponível, indicou nesta sexta-feira (8) um relatório do Ministério da Justiça.


Em junho de 2016, quando o estudo foi elaborado, havia 726.712 presos para uma capacidade carcerária de 368.049, enquanto em 2005, quando foi feito o primeiro relatório sobre o tema, havia 361.400 presos.


O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, atrás de Estados Unidos e China, e à frente da Rússia.


A superlotação nas penitenciárias, muitas vezes antigas e insalubres, piora a cada ano. No fim de 2014, a taxa de ocupação era de 167%, com uma falta de 250.318 vagas; em junho de 2016 chegou a 197%, com uma falta de 336.491 vagas.


Do total de presos, 5,8% eram mulheres e 40% estavam à espera de julgamento.


A maior superpopulação carcerária é registrada no Amazonas, com uma taxa de ocupação de 484,5%.


Nesse contexto, uma onda de rebeliões e atrozes ajustes de contas entre presos de facções rivais deixou em janeiro 140 mortos em prisões no norte e nordeste do país.


Em resposta a essa situação, o governo adotou uma série de medidas de urgência que vão desde a separação de presos de diferentes facções até a construção de novas penitenciárias em todos os estados.(Aletheia)

Segunda, 11 Dezembro 2017 20:00

Corrupção: mal baseado na idolatria do dinheiro

Escrito por

"Temos que nos conscientizar que a corrupção começa com as pequenas desonestidades"


O Papa Francisco tuitou neste sábado (09/12), Dia Mundial de Combate à Corrupção, promovido pelas Nações Unidas: “A corrupção deve ser combatida com força. É um mal baseado na idolatria do dinheiro que fere a dignidade humana”.


Este é um tema que o Papa Francisco abordou várias vezes desde o início de seu pontificado. Aliás, desde quando era Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio sempre se posicionou contra a corrupção.


Em seu pontificado, recordamos, em particular, o apelo feito no bairro napolitano de Scampia, em março de 2015, onde conjugando um neologismo eficaz afirmou que “um cristão que deixa entrar dentro de si a corrupção, fede”.


Bispos brasileiros contra a corrupção


“Precisamos terminar com as castas que se enquistam no poder público distribuindo benesses e privilégios para os seus comparsas. Quem rouba milhões, mata milhões, não se defendem direitos humanos e sociais deixando impune a corrupção, sem tocar nos tentáculos das máfias do poder. Que o Evangelho do poder-serviço nos leve a construir um Brasil republicano, centrado na justiça, na integridade e no bem comum”.


O trecho acima é do artigo do Bispo de Campos (RJ), Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, recém-publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como tema “Refundar e fazer nova a República”. No artigo, o bispo retrata em poucos parágrafos a crise do sistema político e a extensão do câncer da corrupção no Brasil.


O prelado é uma das milhares de vozes brasileiras que têm se levantado contra a corrupção que assola o país. A data de hoje, remete ao dia em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.


Para o Bispo de Ipameri (GO), Dom Guilherme Werlang, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora da CNBB, a corrupção é moralmente um grande e gravíssimo pecado.


“Uma pessoa que compactua e pratica a corrupção jamais poderá ser reconhecida como cristão ou cristã. Eticamente, a corrupção destrói qualquer sociedade”.
O bispo destaca ainda que é preciso uma conscientização coletiva não só da corrupção que existe nos altos escalões da sociedade brasileira ou praticado por políticos, seja no Executivo, Legislativo ou no Judiciário.


“Temos que nos conscientizar que a corrupção começa com as pequenas desonestidades, desde a infância. Ela cresce, por exemplo, quando não exigimos fiscal. Quando queremos vantagens sobre pagamentos escondendo parte do valor. Quando fizermos a educação nova da honestidade e transparência aí podemos pensar em vencer a corrupção endêmica do Brasil”, enfatiza Dom Werlang.


Em 26 de outubro passado, a CNBB divulgou uma nota sobre o grave momento político, destacando que a corrupção corrói o Brasil. No texto, a entidade repudia a falta de ética que se instalou nas instituições públicas, empresas, grupos sociais e na atuação de inúmeros políticos que, “traindo a missão para a qual foram eleitos, jogam a atividade política no descrédito”.


A Conferência criticou também a apatia e o desinteresse pela política, que crescem cada dia mais no meio da população brasileira, inclusive nos movimentos sociais. Apesar de tudo, a entidade diz que é preciso vencer a tentação do desânimo, pois só uma reação do povo, consciente e organizado, no exercício de sua cidadania é capaz de purificar a política e a esperança dos cidadãos que “parecem não mais acreditar na força transformadora e renovadora do voto”.
De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC), a corrupção é o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico e social na atualidade. Todos os anos, 1 trilhão de dólares é pago em suborno, enquanto cerca de 2,6 trilhões de dólares são roubados pela corrupção, o equivalente a mais de 5% do Produto Interno Bruto mundial.


Segundo estudo divulgado pela entidade Transparência Internacional, o Brasil fechou o ano de 2016 em 79º lugar entre 176 países no ranking sobre a percepção de corrupção no mundo. Além do Brasil, estão empatados em 79º lugar Bielorrússia, China e Índia.


Dom Guilherme, convoca a Igreja no Brasil, os pastores, leigos e leigas, neste Ano do Laicato, a assumirem uma nova educação partindo da Palavra de Deus, que desafia e orienta ao mesmo tempo como buscar isto.


“O bom exemplo deve partir de nós. Infelizmente, a desonestidade também acontece entre nós, nas Igrejas Cristãs, em nossas paróquias e dioceses onde também se fazem estas concessões e um jogo não tão transparente como deveria ser. Portanto, temos muito trabalho e devemos ser os primeiros a dar um bom exemplo de uma vida honesta, transparente e justa para sermos construtores de uma nova sociedade”, conclui.


(Rádio Vaticano, com informações do site da CNBB)

Em uma noite histórica, São Sebastião do Caí conheceu suas novas soberanas. A corte da 21ª Festa Nacional da Bergamota foi finalmente composta pela rainha Daniela Vizentini e as princesas Ana Luize Leal Jacob e Franciele Simon Simsen após um lindíssimo desfile das dez candidatas que disputam o título. A dupla Claus e Vanessa animou a festa e outro destaque foram as torcidas, que fizeram muito barulho e apoiaram suas candidatas o tempo todo. A melhor torcida também ficou com a rainha Daniela Vizentini.(Foto:Acom)

Luis Guilherme Hadrich concedeu entrevista ao Grupo Progresso de Comunicação. Na semana passada ele teve de dar a notícia para os mais de 30 funcinários que o Hädrich fecharia suas portas. Foi o fim de uma das principais empresas de Montenegro e do Brasil, fundada em 1895 pelo avô de Luiz.


Da Redação


Segundo o empresário dois fatores foram determinantes para o encerramento das atividades: o atual momento da economia nacional e o inverno pouco rigoroso de 2017, que acabou fazendo, segundo ele, com que as vendas da “Panela da Vovó”, principal produto da empresa, despencassem.


“ Eu lastimo ter de fechar a fábrica criada pelo meu avô em 1895, mas não havia outra saída”, disse. Conforme Luiz, ainda não há uma definição do que será feito com o prédio. Ele informa que o Hädrich é proprietário de uma área de cerca de 700 metros quadrados. Diz ainda que não há salários em atraso e que uma pequena equipe ainda está trabalhando para cumprimento de alguns contratos.


Luiz foi o criador da “Panela da Vovó”, em 1981. “ O produto foi lançado na Multifeira em 1982 e foi um sucesso. A “Panela da Vovó” era vendida em vários estados do Brasil e da América do Sul”, recorda.


O avô de Luiz Guilherme, Luis Hädrich, nasceu na Alemanha em 22 de dezembro de 1869. Ele foi casou com Lúcia Renner e o casal teve os filhos Clarice, Luis e Germano.Hädrich chegou em Montenegro nos últimos anos do século XIX, onde fundou a empresa com o nome de Fundição e Fábrica de Máquinas Montenegro. Faleceu em 12 de maio de 1939. (Foto: Blog Hisórias do Vale do Caí)

Sexta, 08 Dezembro 2017 10:13

Érico Velten vai presidir a Câmara em 2018

Escrito por

Na noite de quinta-feira aconteceu a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Montenegro. Com isso, para 2018, a presidência ficará com o pedetista Érico Velten. Além dele foram eleitos: Felipe Kinn (Vice), Josi Paz (1ª Secretária), Juarez da Silva (2º Secretário). Também ficou definido que os integrantes da CGP serão: Érico Velten, Josi Paz, Felipe Kinn Menezes, Joel Kerber e Cabelo.

Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Hospital Montenegro (HM) participaram dos cursos de especialização do Projeto de Apoio ao SUS, em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Na oportunidade, uma servidora municipal e duas colaboradoras da instituição de saúde local marcaram presença na capacitação em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente e Vigilância em Saúde.


Os cursos aconteceram na sede da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) de Porto Alegre e reuniu profissionais de saúde de diversos municípios. De acordo com a representante da SMS, Nicole Ternes, enfermeira responsável pelo setor de Imunizações, os grupos separados durante o curso precisavam desenvolver um projeto para resolver um problema de saúde de instituições. A servidora municipal esteve no grupo que tratou do tema “Qualificação do processo de informação em saúde entre o Hospital Público de Montenegro e a Vigilância em Saúde do município”. Na oportunidade, a profissional destacou a importância do preenchimento completo das notificações ao Ministério da Saúde para o desenvolvimento de projetos e arrecadação de recursos.


A supervisora do setor de Enfermagem, Scheile Ruppenthal, também participou da especialização e falou do mapeamento de risco dentro dos hospitais de pequeno porte. Já a enfermeira supervisora do setor de Radiologia, Taís Rodrigues, também do HM, trabalhou a temática “Qualificação do processo de identificação do paciente na emergência do Hospital de Alvorada”. As três participantes do curso estiveram, na manhã desta quarta-feira (6), na Secretaria de Saúde, para falar da especialização com integrantes da SMS e HM. Na oportunidade, representantes das duas entidades também trataram dos fluxos de IST/AIDS e PEP Sexual.


Participaram da reunião, além das três enfermeiras, a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, o diretor do HM, Carlos Baptista, as representantes da SMS, Ana Paula Martins, Vanessa Kerber e Helena Maichrak, e o técnico de segurança do trabalho do HM, José Leandro de Souza.(Foto:Acom)

A Galeria Ênio Pinalli, que fica junto ao Museu de Arte de Montenegro, abriu para visitação a exposição “Erico Santos Pinta o Teatro – uma Homenagem a Ronald Radde”. A mostra, que foi aberta na tarde de terça-feira ,5, com um coquetel, reuniu autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade no complexo da Estação da Cultura.


A instalação expõe quadros inspirados na premiada peça “Ópera de Sangue”, de Radde, que foi lançada no ano de 2008. O autor da mostra frequentou os bastidores dos ensaios do espetáculo, o que resultou em oito pinturas a óleo sobre tela. Erico é artista plástico, premiado nas Bienais Internacionais de Arte Contemporânea da Argentina e não pôde estar presente no lançamento da exposição.


A mostra ficará disponível para visitação até o dia 28 de fevereiro de 2018, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. Além das telas, o espectador poderá conferir cartazes e fotografias da peça, ler o script e conhecer os detalhes da carreira de Ronald Radde.(Foto:Acom)

Terça, 05 Dezembro 2017 09:10

Encontros Dialógicos de Saúde

Escrito por

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), na sexta-feira (01) ocorreu a última reunião com profissionais da Saúde na Estação da Cultura.


Com coordenação da Psicóloga Daiana Gallas e da Terapeuta Ocupacional Mariana Isbarrola, a reunião abordou temas como transtornos mentais na infância e na adolescência.(Foto:Acom)

Página 1 de 33