Back to Top
site 7132   hyhy
Terça, 05 Fevereiro 2019 10:42

Dengue

Escrito por

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Montenegro está em estado de alerta para as doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegyti. Durante o ano de 2018, o município teve o número de 65 focos, localizados em diferentes bairros. Já no começo do ano de 2019, as equipes detectaram 22 focos do Aedes. As larvas, quando encontradas pelos Agentes de Saúde, são analisadas no Laboratório de Entomologia e depositadas em devido lugar.(Foto: Tribuna do Ceará)

Terça, 05 Fevereiro 2019 10:40

Prefeitura de Montenegro de olho no interior

Escrito por

Entre os pontos atendidos pelas equipes do Departamento de Manutenção de Estradas, está a Estrada Geral de Vapor Velho. Na localidade, as equipes promoveram reparos através de intervenções com patrola. Nos últimos dias, a Estrada Geral de Alfama, assim como a Estrada que liga a localidade de Itacolomi à localidade de Fortaleza, também receberam intervenções do setor.(Foto:Acom)

Na tarde de segunda-feira, o Vereador Talis Ferreira esteve no Ministério Público. Ele entrou com uma representação contra os preços dos combustíveis praticados em Montenegro. “Quero saber por que os preços em Montenegro são mais altos que nas cidades vizinhas”, disse.

Segunda, 04 Fevereiro 2019 11:57

Prédio do Armazém Griebeler não existe mais

Escrito por

No último domingo foi demolido mais uma referência da história de Montenegro. O prédio, particular, do antigo Armazém Griebeler, já não existe mais.
Segundo Letícia Kauer, integrante do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico de Montenegro foi enviado, no dia 4 de janeiro, um email para o IPHAE “onde a administração municipal deveria ter dado seguimento no processo de trazer uma equipe técnica HABILITADA E SEM CUSTOS”.(Foto: Letícia Kauer)

Segunda, 04 Fevereiro 2019 10:42

Fachinni está otimista com a política para 2019

Escrito por

O ex-Vereador Ademir Fachinni disse, em entrevista à JPTV, que está otimista em relação ao ano de 2019 em nível municipal e nacional. Lembrou que o Prefeito Kadu Müller tem feito um bom governo e que este ano será importante para colocar em prática os projetos. Já em nível federal, Ademir destacou a importância de Bolsonaro colocar, na prática, o seu discurso. Para ele, esse otimismo acaba se refletindo na economia.(Foto: Arquivo pessoal)

Segunda, 04 Fevereiro 2019 10:40

Acidente na BR 386 entre Gol e carreta Volvo

Escrito por

Por volta das 5h30min do dia 2 ocorreu uma colisão transversal no km 419 da BR 386 em Montenegro, envolvendo um automóvel VW Gol de Montenegro e uma carreta Volvo de Estrela resultando em três feridos, todos ocupantes do automóvel.
Os passageiros do automóvel foram duas mulheres de 32 e 40 anos. Todos os feridos foram socorridos ao hospital de Montenegro. Auxiliaram no socorro às vítimas SAMU e Corpo de Bombeiros de Montenegro.(Talis Ferreira)

Sexta, 01 Fevereiro 2019 17:58

Jorge Almeida lança livro de poesias

Escrito por

O veterinário, compositor, poeta e escritor Jorge Almeida lança, no próximo dia 9, seu primeiro livro de poesias. Disse que foi incentivado pelos filhos e netos e que o livro traz um conjunto de poesias que ele vem escrevendo ao longo dos anos. São poesias que tratam de assuntos diversos, boa parte deles ligados ao campo e ao tradicionalismo. O lançamento, com sessão de autógrafo, será no dia 9, às 16h, no Restaurante Alternativo. Jorge Almeida, juntamente com Flávio Vargas, já gravou programa para a JPTV.

O recesso parlamentar encerrou no dia 31 de janeiro. Os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI do Loteamento Bela Vista (PSH), Talis Ferreira, Josi Paz, Juarez da Silva e Valdeci Alves de Castro, tiveram reunião de trabalho nesta sexta-feira (1).


Na sala de reuniões colheram o depoimento do ex-diretor de Habitação, Dorivaldo da Silva que, se limitou a responder de forma curta as perguntas. Ele disse que enquanto diretor sua atividade era cuidar dos 10 apenados e um pedreiro da prefeitura que trabalhavam na construção dos alicerces das casas no Loteamento Bela Vista – Casas Populares do PSH. “Eu pegava eles no albergue e passava o dia inteiro trabalhando”, argumentou. A relatora Josi Paz realizou a maioria das perguntas. Abriu questionando quanto à escolha da empresa se teria sido realizada licitação. O ex-diretor disse que quando chegou à Secretaria de Habitação, a obra já estava em andamento e mais de três casas tinham sido construídas.


Dorinho garantiu que a vistoria da obra era realizada pela arquiteta e, que, não fez parte de entrega das casas. “Em dois anos, não participei mais do que duas reuniões tratando deste assunto”. Completando, o ex-vereador afirmou que todos os documentos assinados por ele, foram por ordem dos superiores. Acredita que faltou fiscalização numa obra daquele tamanho.


Quando o vereador Talis Ferreira indagou se o diretor havia assinado algum documento de entrega das casas, Dorinho disse que poderia ter assinado, porém, não teria como lembrar com precisão. Em seguida, Ferreira leu a carta anônima deixada pela ex-secretária de Habitação, Leone Kayser Bozzetto, onde consta o recebimento de uma quadra inteira assinado pelo diretor de Habitação, Dorivaldo da Silva. “Essa assinatura é sua?”, cobrou o presidente da CPI, Talis Ferreira. Dorinho admitiu que sim. Quanto à carta anônima, classifica como sem valor algum. “Causa estranheza a ex-secretária apresentar essa carta”, desabafou.


Quanto ao documento da quadra 17, Dorinho disse que as casas estavam praticamente prontas, faltavam poucas coisas e que não seria referente a toda quadra. Na próxima semana, a Comissão Processante vai fazer levantamento fotográfico no Loteamento Bela Vista.


Relatório final


A relatora Josi Paz pretende apresentar até o dia 19 deste mês o relatório final para os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito. Josi terá muito trabalho nos próximos dias, são centenas de páginas, documentos, depoimentos que precisam ser analisados criteriosamente. Esse relatório vai virar um Projeto de Resolução que posteriormente será apreciado no Plenário Edgar Oliveira.

 

Nesta sexta-feira, no primeiro dia após recesso já realizaram reunião de trabalhoe os vereadores: que compõem a, já no dia 01 de fevereiro os vereadores tiveram reunião de trabalho.

 

Na sexta-feira, na sala de reuniões realizaram a oitiva do ex-diretor de Habitação, Dorivaldo da Silva.(Foto:Acom Câmara)

A Chefe da Vigilância em Saúde de Montenegro, Silvana de Souza Shons, concedeu entrevista à JPTV e deu detalhes sobre a primeira pessoa contaminada com Dengue em Montenegro. Falou também que agora inicia um processo para evitar que a doença seja transmitida para outras pessoas, já que a mulher de 44 anos, que contraiu Dengue, pode ter sido picada por mosquitos antes de ter constatado a doença.


Da Redação


Silvana lembrou que o fato dessa pessoa ter contraído a doença no Nordeste, ameniza um pouco a situação. Porém deixou claro que isso não impede que a doença se espalhe. Antes de sair de férias, Silvana deixou tudo preparado para que os responsáveis pela Vigilância em Saúde continuem o trabalho.


Ela explicou que a doença não é contagiosa, mas que há que ter todo o cuidado. Lembrou que as pessoas devem ter muito cuidado com potes e plantas que podem ser armazenadores de água. “ O mosquito adora esse tipo de material para ali depositar seus ovos. Por isso que sempre digo, a comunidade tem que evitar esse tipo de situação. Temos encontrado muito material em piscinas de plástico.”, acrescentou.


Outro detalhe colocado por Silvana diz respeito aos sintomas de Dengue. Ela disse que, geralmente, a pessoa que contrai a doença tem febre de 40 graus. Porém, nem sempre isso é um indicador, já que a Chikungunya, por exemplo, faz com que o paciente apresente febre menor que 40 graus.


Para finalizar, Silvana lembrou que algumas empresas já estão sendo autuadas por apresentar material de risco e que, em breve, haverá uma legislação para aplicar essas autuações para pessoas físicas.