Back to Top
site 7132   hyhy
Quinta, 31 Janeiro 2019 16:18

Como funciona o curso de Enfermagem da Unopar?

Escrito por

Entrando em seu terceiro semestre, a Graduação de Enfermagem pela Unopar Portão oferece a seus graduandos da área da saúde, uma experiência única e dinâmica. Com até três aulas por semana, o curso é dividido entre práticas laboratoriais e aulas teóricas - transmitidas via satélite, com acompanhamento de tutor presencial em sala.
Para garantir a comunicação entre alunos, professores e tutores, o desenho do curso propõe o seu desenvolvimento das modalidades à distância e presencial, tendo como base uma metodologia interativa e problematizadora. Após 10 semestres, o graduado estará apto a exercer a função de Enfermeiro Chefe em Hospitais, Clínicas, planos de saúde e laboratórios.
Desde o segundo semestre de 2018, os alunos puderam usufruir do Laboratório Multidisciplinar totalmente equipado, conforme os padrões de qualidades da rede Internacional Kroton. O novo espaço foi inaugurado com a realização da solene, formatura do jaleco, feita pelos graduandos e um coquetel para autoridades da cidade.
Há todos que se interessarem pelo curso, dúvidas podem ser sanadas pelo Whatsapp: (51)996.595.995.(Foto: Unopar)

Montenegro O Vereador Joel Kerber concedeu entrevista à JPTV. Na oportunidade, ele falou sobre o projeto das obras na ERS- 287 e disse que acredita que, mesmo com um novo governo estadual, as obras devam iniciar ainda neste ano. Confirmou que o projeto já está pronto e que prevê muitos itens que não estavam, inicialmente, nos planos dos engenheiros.


Da Redação


Joel disse que o projeto foi desenvolvido por uma das empresas mais competentes do Brasil, a mesma que fez o projeto da nova ponte do Rio Guaíba, na capital gaúcha. Na entrevista ele lembrou que muitos detalhes foram acrescentados devido a sua insistência. “ O projeto vai beneficiar muitas e pessoas e por isso trabalhamos para que fossem acrescentados alguns itens para melhorar ainda mais a mobilidade urbana”, lembrou.


Segundo o vereador, o sistema de rótulas será o mais moderno. Serão rótulas ovaladas, com o objetivo de facilitar a circulação.


As obras serão gerenciadas pela Empresa Gaúcha de Rodovias. Em 2018, a EGR realizou diversas obras de restauração na RSC-287. Foram mais de R$ 22 milhões investidos no pavimento da rodovia, nos trechos entre Santa Cruz do Sul e Tabaí, do km 28 ao km 105, e do segmento de Santa Cruz à Vila Paraíso, do km 105 ao km 177.(Foto: EGR)


Para este ano, segundo Joel, será a vez de receber o parque de obras.

Quinta, 31 Janeiro 2019 10:34

Roda do Tempo: O sobrado do Dr. Paulo Ribeiro Campos

Escrito por

O sobrado em que o Dr. Paulo Ribeiro Campos tinha a sua casa e consultório era ainda novo quando foi feita essa foto. Assim como a Praça Rui Barbosa que, na época, chamava-se Praça Independência. Era a década de 1930, e a casa do doutor era um dos prédios mais altos de toda a rua Ramiro Barcelos, já então a principal da cidade. Os postes de iluminação eram situados no meio da rua. Mais tarde, o prédio foi reformado e serviu, por muitos anos, como agência do Banrisul. Em homenagem ao doutor, foi dado o seu nome à escola conhecida como Polivalente, situada no bairro Timbaúva, próxima ao clube Grêmio Gaúcho.(Foto do acervo de Romélio Oliveira/Blog Histórias do Vale do Caí)

Quinta, 31 Janeiro 2019 10:25

Direto da Redação- Talis X Luiz das Remoções

Escrito por

Na semana passada a Prefeitura de Montenegro anunciou que o ex-Secretário Municipal de Saúde, Luiz das Remoções, estaria voltando para a administração municipal. De imediato a notícia gerou a reação do Vereador Talis Ferreira, que vem sendo bastante criticado por Luiz. Segundo Talis, como é possível trazer de volta para a prefeitura uma pessoa que sempre falou mal dos atuais administradores. Não vamos longe. O mesmo aconteceu, por exemplo, com Renato Kranz. Por isso que insisto com a frase: “ a política é muito, mas muito mesmo, dinâmica”. Luiz foi nomeado e, poucos dias depois, dispensado. Luiz reclamou muito e disse que houve interferência de três vereadores. (Foto: Arquivo pessoal)

A ex-assessora parlamentar do Vereador Cristiano Braatz, o Von, Janete Höerlle Zirbes, que também trabalhou com Roberto Braatz faleceu, de câncer, e seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Montenegro, até às 18h, desta quarta-feira.
Ao ser homenageada na Câmara, em 2017, ela escreveu o seguinte texto:” Recebi hoje, na sessão da Câmara, uma das mais lindas homenagens já vividas em minha trajetória de trabalho. Palavras de respeito, de hombridade, carinho, reconhecimento e lealdade. Obrigada Cristiano Von Rosenthal Braatz por ter a oportunidade de compartilhar com você destes momentos em sua brilhante carreira política! Obrigada pela confiança e força que vc me proporciona!” (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar de já haver, na época, um contrato assinado para a implantação de semáforos na RSC-287, não era interesse do Governo Aldana que essa obra fosse, se quer, iniciada. A informação foi dada pelo Vereador Joel Kerber em entrevista à JPTV. As sinaleiras chegaram a ser compradas. SEgundo Joel, as mesmas foram utilizadas nas ruas de Montenegro e podem ser identificadas pela comunidade pelo detalhe da luz vermelha, que é maior que as outras. (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto que restauração da RSC-287 prevê a instalação de rotatórias ovais. Segundo o Vereador Joel Kerber, as rotatórias circulares não estão mais sendo utilizadas. Conforme ele, com a rotatória oval é possível identificar de quem é a preferência. Assim, quem estiver na parte mais alongada da rotatória saberá que a preferência é sua. Um dos objetivos do projeto é diminuir o número de acidentes. ( Foto: Talis Ferreira)

Em Montenegro, segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Silvana de Souza Shons, as pessoas devem procurar imediatamente o Hospital Montenegro que tem o antídoto para o veneno do escorpião. Já em São Sebastião do Caí, o mesmo serviço é oferecido pelo Hospital Sagrada Família.(Foto: Informativo Geral)

O projeto é do Vereador Cristiano Braatz, o Von, e se estende a shows, eventos esportivos e religiosos, esporádicos, abertos ao público. Também prevê que em substituição aos canudos e copos de plásticos descartáveis serão oferecidos canudos e copos reutilizáveis ou fabricados com produtos biodegradáveis, comestíveis ou recicláveis.


Da Redação


A multa por descumprimento pode ser de até 300 URMs, que poderá ser aplicada em dobro em caso de reincidência.


Braatz explica que todos sabem que a preservação do meio ambiente é medida necessária. Para ele, os canudos e copos de plásticos são os principais meios de degradação do meio ambiente. “ Quando descartados, tendem a ficar no ambiente, gerando o entupimento de acessos de escoamento de águas pluviais e desintegrando em pedaços menores acabam sendo engolidos por animais”, disse.


Ele acrescenta, dizendo que o material utilizado para confeccionar esses produtos leva mais de 100 anos para se degradar, sendo que os biodegradáveis levam menos de 3 anos para se decomporem.


O objetivo do projeto é colaborar com a redução do plástico no meio ambiente.( Foto: Destak Jornal_

No início desta manhã, os Bombeiros caienses realizaram combate a um incêndio de grandes proporções em uma empresa de paletes na estrada do Campestre, Bairro Conceição em São Sebastião do Caí. No local, três unidades de combate a incêndios e nove bombeiros voluntários realizam o combate as chamas.(Foto: Bombeiros)