Back to Top
site 7132   hyhy

Representando a Administração Municipal, o Prefeito de Montenegro, Kadu Müller, esteve no Palácio Piratini, durante a tarde de quinta-feira (07), onde foi recebido pelo Governador Eduardo Leite.

 

Na oportunidade, estiveram em pauta diferentes demandas da região, como por exemplo a sequencia dos trabalhos na ERS-411 trecho envolvendo Montenegro, Brochier e Maratá; e a dívida do Estado com a área da saúde em Montenegro.

 

“O Município e o Estado precisam dialogar entre si. Através de alinhamentos com o Governador aumenta a possibilidade de soluções, já que são repassados os reais cenários e, também, as necessidades de investimentos para melhorar a qualidade de nossa cidade e região”- disse o Chefe do Executivo.

 

Ainda, na ocasião, o Prefeito Kadu entregou ao Governador um relatório com demandas estaduais junto ao município, cobrando efetividade por parte do Estado. “É fundamental estreitar o contato, assim como marcar presença em demandas que seguem em aberto refletindo diretamente em nossa população” – destacou Kadu ao concluir que a realização da agenda na capital gaúcha foi positiva para colher resultados.

 

Ao final do encontro, a comitiva que contou com a participação de Prefeitos de Montenegro, Brochier e Maratá, além de representantes do Legislativo montenegrino, presenteou o Governador Eduardo Leite com diferentes produtos da região.(Acom)

O ex-atacante do Lajeadense e do Inter falou de sua passagem pelo futebol Europeu. Lá, ele jogou Champions League, Copa do Rei da Espanha e outros campeonatos de destaque. Em entrevista à JPTV, juntamente com seu colega de Lajeadense, o empresário Ivan Santos, Everton contou momentos importantes de sua carreira.


Da Redação


Everton e Ivan atuaram juntos na equipe destaque do Campeonato Gaúcho de 1991: o Lajeadense. Naquele ele ano eles jogaram muito e acabaram chamando a atenção dos grandes times. O Inter foi mais rápido e levou Everton. Já Ivan quando teve a chance de jogar no colorado acabou se lesionando.


Everton, no entanto, aproveitou bem a oportunidade. Fez bons jogos pelo Inter e, no final do seu empréstimo, acabou sendo negociado. Foi para Portugal e se destacou no Tirsense. No futebol português, também passou por Estoril e Belenenses. Sua ida para a Espanha não aconteceu por acaso. Seu ex-técnico do Belenenses foi contratado para comandar o Salamanca e, na oportunidade, pediu à diretoria do time espanhol a contratação do jogador.


Na entrevista concedida à JPTV, Everton lembrou de algumas passagens importantes no futebol Europeu. Disse que jogou contra craques como Ronaldinho Gaúcho, na época no Barcelona, e Zidane, jogador do Real Madrid. Para Giovanella, Gaúcho foi o maior jogador que ele viu jogar. Destacou ainda Zidane e Cristiano Ronaldo que, na época, estava começando sua carreira. 

 

Hoje, Everton é proprietário de uma empresa de eficiência energética, cujo principal objetivo é desenvolver projetos para diminuir os custos com energia em empresas e residências; Já Ivan, é diretor da empresa Styllus, que de 1995 a 2012 era Informática e agora é EJA e EAD, ensino médio e à distância, e da Unopar, comandando três polos: Portão, Montenegro e Guaíba.(Foto: www.jrgasparotto.com)



Redação da Aleteia | 6 de Fevereiro de 2019


Ele destacou encontro com o sacerdote mais idoso do pais: 92 anos, cadeira de rodas, cego, ainda trabalhando e sempre de sorriso no rosto


Diante dos 7 mil fiéis participantes da audiência geral desta quarta-feira, 06, o Papa Francisco compartilhou os principais momentos da breve e importante viagem que acaba de fazer aos Emirados Árabes Unidos, que, em continuidade com o encontro de 2017 em Al-Azhar, no Egito, “escreveu uma nova página na história do diálogo entre cristianismo e islamismo e no compromisso de promover a paz no mundo a partir da fraternidade humana”.


Foi a primeira viagem de um Papa à Península Arábica. Além disso, ela aconteceu justamente 800 anos depois da visita de São Francisco de Assis ao Sultão al-Malik al-Kamil.


“Muitas vezes pensei em São Francisco durante esta viagem: ele me ajudou a conservar no coração o Evangelho, o amor de Jesus Cristo, enquanto eu vivia os vários momentos da visita; no meu coração estava o Evangelho de Cristo, a oração ao Pai por todos os seus filhos, especialmente pelos mais pobres, pelas vítimas da injustiça, da guerra, da miséria… A oração para que o diálogo entre cristianismo e islamismo seja um fator decisivo para a paz no mundo de hoje”.


Francisco destacou seu encontro com o sacerdote mais idoso do país: aos 92 anos, na cadeira de rodas, cego, ele continua o seu trabalho sempre de sorriso no rosto.


O Papa também ressaltou a importância do documento sobre a fraternidade humana assinado por ele e pelo Grande Imã de Al-Azhar e mencionou valores comuns aos cristãos e aos muçulmanos:


“Afirmamos juntos a vocação comum de todos os homens e mulheres a serem irmãos como filhos e filhas de Deus, condenamos todas as formas de violência, especialmente a violência revestida de motivos religiosos, e nos comprometemos a difundir valores autênticos e a paz no mundo. É possível encontrar-se, respeitar-se e dialogar entre si. Apesar da diversidade de culturas e tradições, o mundo cristão e o mundo islâmico valorizam e protegem valores comuns: vida, família, sentido religioso, honra para os idosos, educação dos jovens e outros”.


Francisco fez questão de recordar ainda os encontros com a comunidade católica local, formada na vasta maioria por imigrantes de vários países da Ásia. E resumiu:


“Queridos irmãos e irmãs, esta viagem fez parte das ‘surpresas’ de Deus”.

Sexta, 08 Fevereiro 2019 10:18

As mais belas esculturas católicas de todos os tempos

Escrito por

Daniel R. Esparza | 6 de Feveveiro de 2019


As imagens ajudam o fiel a orar, a meditar e a contemplar


https://pt.aleteia.org/slideshow/slideshow-as-mais-belas-esculturas-catolicas-de-todos-os-tempos/?from_post=234266

 

Na história do Cristianismo, as imagens sempre foram objeto de veneração e repulsa. As revoltas iconoclastas não ocorreram só durante a Reforma, mas também antes, com o Iconoclasmo Bizantino – em que o uso ou uso indevido de imagens religiosas criaram divisões religiosas, políticas e econômicas na sociedade.


No entanto, seguindo a Carta de Paulo aos Colossenses, na qual Jesus é apresentado como “a imagem do Deus invisível”, os cristãos sempre entenderam que, se o Deus invisível se tornou visível como humano na figura de Cristo, então não há nada errado com o uso de imagens para representar a divindade. Essa compreensão da doutrina paulina permitiu o desenvolvimento de uma tradição artística excepcionalmente bela, na qual o cristianismo adaptou tanto as técnicas quanto alguns dos motivos já presentes na arte clássica.


Além disso, devemos lembrar que em várias passagens do Antigo Testamento – especialmente aquelas referentes à construção do Templo – o próprio Deus ordena ao seu povo que crie imagens (anjos, touros, cobras) para fazerem parte da decoração do Templo e até mesmo da Arca da Aliança. Em todos os casos, é claro que estas imagens não deveriam ser adoradas, mas sim veneradas. As imagens ajudam o fiel a orar, meditar e contemplar.


Aqui, gostaríamos de compartilhar com você algumas das mais belas esculturas católicas de todos os tempos, com uma clara ênfase na arte renascentista. Clique em “Abrir a galeria de fotos” para conferir!

 

https://pt.aleteia.org/slideshow/slideshow-as-mais-belas-esculturas-catolicas-de-todos-os-tempos/?from_post=234266

Quinta, 07 Fevereiro 2019 10:32

Roda do Tempo: Os armazéns da família Griebeler

Escrito por

Bernardo Griebeler, com a sua loja de calçados situada na esquina da rua Ramiro Barcelos com a José Luis, tornou-se um dos maiores comerciantes de Montenegro. Seus filhos Miguel Alfredo Griebeler (com loja de fazendas, chapeos e miudezas) e Adolfo Edmundo Griebeler (armazém de secos e molhados) também tiveram estabelecimentos comerciais de grande importância. As três lojas estavam situadas em esquinas da quadra mais central da rua Ramiro Barcelos, rua mais importante rua da cidade. A quadra, que vai da rua José Luis até a São João, era a mais movimentada da cidade naquela época. A loja de Bernardo Griebeler se encontrava na esquina da Ramiro com a José Luis e as dos seus dois filhos em esquinas da Ramiro com a São João (uma em frente a outra).


Deste modo, situadas nos pontos mais estratégicos da cidade, as lojas da família Griebeler tiveram grande importância na cidade, desde o final do século XIX, estendendo-se pelas primeiras quadras do século XX.(Histórias do Vale do Caí/Foto do acervo de Romélio Alves de Oliveira)

Uma ação envolvendo a Prefeitura Municipal de Montenegro e empresários de Food e Beer Trucks da cidade, iniciou no último final de semana. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, através da Diretoria de Turismo, tem a proposta de fomentar o comércio da gastronomia itinerante na comunidade, assim como oportunizar um espaço de convívio entre os simpatizantes dos alimentos fast food.


Segundo a Diretora de Turismo, Michele Martins, a ideia é promover a ação mensalmente que pode, também, virar itinerante e atender outros bairros, além de diferentes pontos de interesse em Montenegro.


A proposta ocorreu em caráter experimental sendo realizada na lateral da Praça Rui Barbosa, área central da cidade.


A primeira edição do projeto de “Gastronomia Itinerante” teve a participação de Ferrari, Pancho Tchê, Car Lanches, Johns Beer e Sanduba Gourmet. (Foto: Johns Beer)

Os passeios acontecem todas as quartas-feiras, com saídas às 20h da Estação da Cultura. No ano passado, durante encontro com o Prefeito de Montenegro, Kadu Müller, foram abordadas questões referentes a um local, no município, específico para o treino dos atletas sobre duas rodas. O prefeito elogiou a iniciativa e colocou a Administração à disposição para apoiar a ideia no que for possível.

 

Da Redação


Participante também da reunião, o Diretor de Transporte e Trânsito, Airton Vargas, sinalizou a possibilidade de se promover uma espécie de treino experimental para diagnosticar, após o ato, as variáveis e , com isso, efetivar o projeto.


Depois do primeiro treino realizado no local, e os ajustes finalizados, o grupo pretende criar um nome para efetivar a prática e tornar dela um evento. “Temos algumas ideias de nomes já e com certeza esse evento será batizado. Mas antes de anunciar e tornar oficial, vamos concluir todas situações para iniciar tudo da melhor maneira possível” – contou Rodrigo Barreto.


O Chefe de Gabinete, Edar Borges Machado, e o diretor esportivo da Aciclomont, Miguel Rocha, também participaram do encontro no Palácio Rio Branco.( Foto: Aciclomont)

Quarta, 06 Fevereiro 2019 19:32

Unopar lança curso de Educação Física bacharelado

Escrito por

A graduação de Educação Física Bacharelado chega em Montenegro pela Universidade Unopar. Com duração de 4 anos e meio a nível superior, o curso premium, visa atender apaixonados pelo esporte que almejam trabalhar na área em academias e como Personal Trainer. Um Curso que irá proporcionar aos alunos aulas presencias e práticas, de até 3 vezes por semana.

 

A Universidade Unopar já oferta em sua grade o curso de Educação Física Licenciatura, para futuros professores na área da educação. Com os investimentos em laboratórios o curso Bacharelado chegou na unidade, podendo ofertar vivencias práticas aproximando os alunos do mercado de trabalho e dos afazeres da função.


Interessados podem solicitar informações pelo Whatsapp (51) 997 531 769 e agendar uma visita para conhecer a estrutura, a metodologia, sanar dúvidas e ter acesso a Grade Curricular do curso. As matrículas já estão abertas e as aulas iniciam em fevereiro.(Foto: Unopar)

Quarta, 06 Fevereiro 2019 13:06

Dorinho assina ficha no MDB

Escrito por

A foto mostra encontro realizado na Câmara Municipal de Montenegro. Na oportunidade, diante do pré-candidato a Prefeito, Waldir João Kleber, e dos Vereadores Felipe Kinn Menezes e Cristiano Braatz, o Von, Dorivaldo da Silva assinou ficha e passa a integrar as cores do MDB montenegrino.(Foto: Talis Ferreira)

A promoção foi da CDL caiense em parceria com a prefeitura. Cerca de 700 mil cupons estacam em uma piscina de plástico para o sorteio. Além do carro a campanha, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com apoio da Prefeitura de São Sebastião do Caí, sorteou um forno elétrico, que ficou com Rosane Werner (cupom Super Flach), um forno microondas, que foi para Luciana Posselt (cupom Super Cruz), uma bicicleta Verona, levada por Jones Luís da Silva (cupom Super Ledur), uma TV 32', sorteada para Miguel Oliveira Bonato (cupom Super Ledur) e uma TV 40', sorteada para Maria Cristina Mossmann (cupom Super Flach).(Foto:Acom)