Neste ano especial de ação de graças, em que se celebrou o 75º aniversário da prelatura do Opus Dei em Portugal, propusemo-nos agradecer também através da escrita, com artigos que testemunhassem, de modo pessoal, o impacto na própria vida, da mensagem de São Josemaria, manifestando reconhecidamente o calor humano e espiritual que todas recebemos da Obra, sabendo que essa ação de graças prolongar-se-á certamente nos nossos corações.
A ideia inicial era escrever 12 artigos, correspondente aos 12 meses do ano. Contudo, num curto instante, alguém sonhou mais alto (e são os sonhos maiores que nos movem a mais) e propusemo-nos escrever 75 artigos, meditando sobre 75 pontos do Caminho. “Semear. – Saiu o semeador… – Semeia aos punhados, alma de apóstolo. – O vento da graça arrastará a tua semente, se o sulco onde caiu não for digno… Semeia, e fica certo de que a semente vingará e dará o seu fruto”. (Caminho, 794)
Nasceu uma iniciativa, materializada num site 75pontosdocaminho (webnode.pt). Este projeto teve o acolhimento generoso de várias amigas, cuja colaboração muito agradecemos e o resultado são os artigos escritos e publicados.
“Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente? – Um tijolo, e outro. Milhares. Mas, um a um. – E sacos de cimento, um a um. E blocos de pedra, que são bem pouco ante a mole do conjunto. – E pedaços de ferro. – E operários trabalhando, dia após dia, as mesmas horas…. Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente? À força de pequenas coisas!” (Ibidem 823)
Cientes de que estes testemunhos maravilhosos partilhados possam ajudar outros a iluminar e a descobrir que “é no meio das coisas mais materiais da terra onde devemos santificar-nos, servindo a Deus e todos os homens” (palavras de São Josemaria na homilia pronunciada no Campus da Universidade de Navarra, a 8 de outubro de 1967).
A missão foi cumprida e só Deus sabe quantas outras almas iluminaram estes testemunhos, como os círculos que se formam com a pedra caída no lago, como nos dizia São Josemaria. “Vês? Um fio e outro e muitos, bem entrançados, formam esse calabre, capaz de levantar pesos enormes. – Tu e os teus irmãos, unidas as vossas vontades para cumprir a de Deus, sereis capazes de vencer todos os obstáculos”. (Ibidem 480)
Há textos que são memórias de vida surpreendentes, tão ricas em experiências e situações, tão apaixonantes e tão apaixonadas, que nos confirmam, uma vez mais, que a realidade supera a ficção. Mais uma vez recordámos “Sonhai e ficareis aquém…”
Queremos agradecer a todos que se uniram a esta iniciativa: rezando, colaborando na melhoria dos conteúdos, trabalhando pela publicação destes artigos dentro e fora de Portugal e, sobretudo, escrevendo o seu próprio testemunho, numa partilha genuína e generosa. “Tudo aquilo em que intervimos nós, os pobrezinhos dos homens – mesmo a santidade – é um tecido de pequenas coisas que, segundo a intenção com que se fazem, podem formar uma tapeçaria esplêndida de heroísmo ou de baixeza, de virtudes ou de pecados. As gestas relatam sempre aventuras gigantescas, mas misturadas com pormenores caseiros do herói. – Oxalá tenhas sempre em muito apreço – é a linha reta! – as coisas pequenas”. (Ibidem 826)
Bem hajam!
Um abraço amigo para todos com o nosso Muito Obrigada.