Skip to content

Esperar o 26 de Abril para se cumprirem promessas do 25?

  • Maio 3, 2023
  • Cultura
  • Padre Aires Gameiro

Não estará esgotado o 25 de Abril? Trouxe experiências de entusiasmo, preocupação, promessas e esperanças. Mais intensas nos primeiros meses e mais preocupantes no chamado “Verão quente”, em que a horda primitiva dos irmãos do mito, retomado por Freud, “matou” o pai, para se apoderar da mãe e gozar sem limites todo o património, como narrei no meu livro (Revolução e Libertação, 1976). O bem da liberdade foi o mais disputado nas lutas entre a cultura judaico-cristã e helenista do Ocidente, e a do Oriente totalitário. A luta ainda continua; tornou-se mantra e calmante de promessas não cumpridas.

Ser português de coluna cultural identitária lusa, de 800 anos, ficou a decair para a esquerda totalitária ao jeito constitucionalista do século dezanove e do republicanismo posterior. O salazarismo de direita quase deu lugar ao Abril de esquerda do Oriente vermelho totalitário marxista. Foi onda que quase submergiu o país e as colónias afastando muitos proprietários, de cá, e colonos, de lá, do xadrez político por nacionalizações e ocupações totalitárias de propriedades, e empresas do tecido económico nacional. Houve muito sofrimento e guerras.

Muitos foram reduzidos a pedintes, a subsídio-dependentes e a emigrados mais empobrecidos que no tempo do salazarismo. Nem faltaram os “saneados” de posições e cargos pelos novos donos do poder. A cultura cristã desta Europa do passado, feito futuro adiado, ou «Ocidente, futuro do passado» (Fernando Pessoa), continua varrida por mantras de orientalismo anquilosado e questões fraturantes.

As promessas de Abril por cumprir fazem aumentar os pobres e tornar alguns ricos sempre mais ricos. A cultura da esquerda dominante contrapõe-se a um cristianismo de muitos batizados não praticantes e alguns briosos de se declararem ateus, agnósticos ou indiferentes. Nem faltam os que rejeitam a pertença social cristã por vergonha. Será que censurar e apagar as raízes cristãs europeias saneando biografias de santos portugueses e livros que marcaram a identidade lusa de oito séculos, ainda é promessa de Abril?

Ainda participei nalguns poucos encontros em que havia mistura de católicos e de políticos revolucionários, mas o “Verão quente” e as ações de controlo totalitário ligadas a certos grupos, à esquerda, arrefeceram o interesse. E pensar, hoje, que ideologias desta estirpe esquerdista ainda aprovam a invasão da Ucrânia!

Não será que se está a precisar doutro salto cultural, de mais valias, para suceder a 50 anos desta mesmice letárgica, e cumprir as promessas em falta? Será futuro para a Europa censurar e apagar a cultura cristã com iluminismos de chave francesa, pombalismos, republicanismos e abrilismos? Na sua recente visita à Hungria, o Papa louvou o Ocidente cristão, tão esquecido na Europa, e pediu que se abram as portas aos ucranianos e os ajudem a construir a paz com Cristo. “É belo que as fronteiras [entre o Oriente e o Ocidente cristãos] não representem confins que separam, mas áreas de contacto, e que os crentes em Cristo ponham em primeiro lugar a caridade que une e não as diferenças históricas, culturais e religiosas que dividem”.

Afinal, donde se pode esperar mais a solidariedade humana senão daqueles que se identificam com as palavras e obras de Cristo que marcam o Ocidente em contraste com o Oriente sem Cristo?

Funchal, 3 de Maio de 2023

Categorias

  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Cultura
  • História
  • Política
  • Religião
  • Social

Colunistas

A.Manuel dos Santos

Abigail Vilanova

Adilson Constâncio

Adriano Fiaschi

Agostinho dos Santos

Alexandra Sousa Duarte

Alexandre Esteves

Ana Esteves

Ana Maria Figueiredo

Ana Tápia

Artur Pereira dos Santos

Augusto Licks

Cecília Rezende

Cláudia Neves

Conceição Amaral de Castro Ramos

Conceição Castro Ramos

Conceição Gigante

Cristina Berrucho

Cristina Viana

Editoria GPC

Emanuel do Carmo Oliveira

Enrique Villanueva

Ernesto Lauer

Fátima Fonseca

Flora Costa

Helena Atalaia

Isabel Alexandre

Isabel Carmo Pedro

Isabel Maria Vasco Costa

João Baptista Teixeira

João Marcelino

José Maria C. da Silva...

José Rogério Licks

Julie Machado

Luís Lynce de Faria

Luísa Loureiro

Manuel Matias

Maria Amália Abreu Rocha

Maria Caetano Conceição

Maria de Oliveira Esteves

Maria Guimarães

Maria Helena Guerra Pratas

Maria Helena Paes

Maria Susana Mexia

Maria Teresa Conceição

Mariano Romeiro

Michele Bonheur

Miguel Ataíde

Notícias

Olavo de Carvalho

Padre Aires Gameiro

Rita Gonçalves

Rosa Ventura

Rosário Martins

Rosarita dos Santos

Sérgio Alves de Oliveira

Sofia Guedes e Graça Varão

Suzana Maria de Jesus

Vânia Figueiredo

Verónica Teodósio

Virgínia Magriço

Grupo Progresso de Comunicação | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por I9