Skip to content

Dia Internacional da Família

  • Maio 15, 2023
  • Cultura
  • Maria Susana Mexia

 

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de Maio desde 1994. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU.

A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar: a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil; reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família; chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades; sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afectam a família.

A família é uma instituição intermedia entre o indivíduo e a sociedade. Ela começa com o compromisso de um homem e uma mulher, numa harmonia de amor duradoiro e fiel, o qual dará segurança a todos os membros, é o local ideal para o desenvolvimento da pessoa, baseando-se na consanguinidade, dará estabilidade, segurança e equilíbrio.

Cada lar é como um barco com dois responsáveis que partilham a liderança, complementam-se e entreajudam-se com a finalidade de conseguir levar a embarcação a bom porto, com todos os tripulantes.

Não é uma tarefa fácil, a pirataria abunda, por vezes o mar enfurece-se e a tormenta ronda. Porém, quando o casamento está bem solidificado, resiste a todas as intempéries e não se deixa encalhar ou afundar sempre que as águas se agitam ou os ventos sopram em contrário.

Família é Missão, é responsabilidade, é afecto, é lugar de encontro, de acolhimento, de dar e receber amor, tábua de salvação, de conciliação, de partilha e de construção de futuros cidadãos comprometidos com a humanidade da sociedade.

É óbvio que as famílias também têm problemas para resolver, mas estes agigantam-se se a família se dissolve, a barca fica mais frágil e torna-se mais insegura.

É doloroso constactar o facilitismo com que a sociedade impõe ou sugere a dissolução da família, é uma estratégia de desagregação da pessoa humana, que vai ficando mais sozinha e vulnerável, logo mais permeável a modelos clivantes, aparentemente mais livres mas na realidade, mais frágeis e desprotegidos.

São muitos os ataques que nas últimas décadas a família tem sofrido, são bem visíveis as suas consequências, fruto duma estratégia política mais abrangente que vem minando e corroendo os valores e a moral familiar. Porto de abrigo, refúgio e proteção dos mais novos e dos mais velhos.

No momento em que escrevo estas linhas constrange-me profundamente a estratégia de morte implementada pela lei da eutanásia. Sabemos o que isso implica, e sentimo-nos impotentes para travar esta barbárie política. O recurso a meias palavras, a estratégia da comunicação social em adoçar um acto que se considera um crime, uma total inversão de sentido, de valores, de afecto e de respeito pelo ser humano.

“Os que falam contra a família não sabem o que fazem, porque não sabem o que desfazem”. (Gilbert K. Chesterton)

Categorias

  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Cultura
  • História
  • Política
  • Religião
  • Social

Colunistas

A.Manuel dos Santos

Abigail Vilanova

Adilson Constâncio

Adriano Fiaschi

Agostinho dos Santos

Alexandra Sousa Duarte

Alexandre Esteves

Ana Esteves

Ana Maria Figueiredo

Ana Tápia

Artur Pereira dos Santos

Augusto Licks

Cecília Rezende

Cláudia Neves

Conceição Amaral de Castro Ramos

Conceição Castro Ramos

Conceição Gigante

Cristina Berrucho

Cristina Viana

Editoria GPC

Emanuel do Carmo Oliveira

Enrique Villanueva

Ernesto Lauer

Fátima Fonseca

Flora Costa

Helena Atalaia

Isabel Alexandre

Isabel Carmo Pedro

Isabel Maria Vasco Costa

João Baptista Teixeira

João Marcelino

José Maria C. da Silva...

José Rogério Licks

Julie Machado

Luís Lynce de Faria

Luísa Loureiro

Manuel Matias

Maria Amália Abreu Rocha

Maria Caetano Conceição

Maria de Oliveira Esteves

Maria Guimarães

Maria Helena Guerra Pratas

Maria Helena Paes

Maria Susana Mexia

Maria Teresa Conceição

Mariano Romeiro

Michele Bonheur

Miguel Ataíde

Notícias

Olavo de Carvalho

Padre Aires Gameiro

Rita Gonçalves

Rosa Ventura

Rosário Martins

Rosarita dos Santos

Sérgio Alves de Oliveira

Sofia Guedes e Graça Varão

Suzana Maria de Jesus

Vânia Figueiredo

Verónica Teodósio

Virgínia Magriço

Grupo Progresso de Comunicação | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por I9