O Papa Francisco reiterou que “A ideologia de género é uma das colonizações ideológicas mais perigosas, porque anulando as diferenças entre homens e mulheres destrói“ a humanidade, a sua riqueza tanto pessoal, como cultural e social”, indo além da questão sexual”. (Cidade do Vaticano, 11 março de 2023 -Ecclesia)
A ideologia de género é uma corrente que considera que o sexo biológico não é determinante para a pessoa, mas que ela pode definir a sua orientação e identidade sexual segundo as suas preferências, influências e até contra sua natureza.
Para o Papa a teoria de género “propõe implicitamente a destruição na raiz do projecto de criação de Deus para cada um de nós: a diversidade, a distinção”. A teoria quer “tornar tudo homogéneo, neutro e imanente para anular o transcendente.
Francisco não esquece a distinção entre o que é cuidado pastoral para pessoas que “têm uma orientação sexual diferente e o que é ideologia de género”. Todavia sentiu necessidade de esclarecer pois reconhece que alguns acreditam que esta ideologia é o caminho do progresso.
Estaremos na época do pecado contra o Deus Criador?
Será que podemos fazer algo adequado a um cristão para não permitir esta afronta?
O que mais me assusta é saber de casos concretos em que a ideologia do género destruiu jovens, famílias, amigos e colegas.