A invenção do livro na Antiguidade e o nascer da sede de cultura
Este livro é sobre a história dos livros, desde o seu nascimento ou invenção na antiguidade, a sua evolução e as muitas formas que foi adquirindo ao longo de mais de 30 séculos.
Uma entusiasmante aventura colectiva, protagonizada por milhares de personagens que, ao longo do tempo, tornaram o livro possível e o ajudaram a transformar-se e a evoluir – contadores de histórias, escribas, ilustradores e iluminadores, tradutores, alfarrabistas, professores, sábios, espiões, freiras e monges, rebeldes, escravos e aventureiros.
É também um livro de viagens e de conquistas cujo fim é manter vivas as nossas ideias, descobertas e sonhos. E, ao fazê-lo, conta também a nossa história de leitores ávidos, de todo o mundo, que mantemos o livro vivo sabendo que “A criatividade é uma maneira de lutar contra a angústia de ser mortal”.
«A invenção dos livros foi talvez o maior triunfo na nossa tenaz luta contra a destruição. Confiámos aos juncos, à pele, aos farrapos, às árvores e à luz a sabedoria que não estávamos dispostos a perder. Com a sua ajuda, a humanidade viveu uma fabulosa aceleração da História, do desenvolvimento e do progresso. A gramática partilhada que os nossos mitos e os nossos conhecimentos nos proporcionam, multiplica as nossas possibilidades de cooperação, unindo leitores de diferentes partes do mundo e de gerações sucessivas ao longo dos séculos. Como afirma Stefan Zweig no memorável final de Mendel dos Livros: “Os livros escrevem-se para unir, por cima do próprio fôlego, os seres humanos, e assim defendermo-nos face ao inexorável reverso de toda a existência: a fugacidade e o esquecimento.”
Em diferentes épocas, ensaiámos livros de fumo, de pedra, de folhas, de juncos, de seda, de pele, de farrapos, de árvores, e agora, de luz – os computadores e os e-books.»
A sua autora, Irene Vallejo (Saragoça, 1979), estudou Filologia Clássica e doutorou-se nas universidades de Saragoça e Florença.
Apaixonada pela antiguidade, nomeadamente pela mitologia e história greco – romana, devora livros desde tenra idade.