Skip to content

Generais chutados como cachorro morto

  • Outubro 11, 2023
  • Política
  • Sérgio Alves de Oliveira

A fila de generais e outros militares de alta patente “reformados”,  investigados ou processados,com ou sem motivo, pelo Tribunal Superior Eleitoral, por eventual participação  nos atos de  vandalismo do 8 de  de 2023, na Praça dos Três Poderes, não para de crescer.

Tenho até a  impressão que em “outros tempos”, do “passado”, durante o tempo de  “ativa” desses generais, eventualmente comandando tropas, mesmo que tivessem feito a mesma coisa do  que agora são acusados, com certeza eles não teriam sido  chamados à responsabilidade. Não teria “homem” para fazer essa tentativa de responsabilização.

Não haveria autoridade, juiz,ou ministro, mesmo de tribunal superior, com “colhões” bastante para fazer esse tipo de intervenção. Mas talvez essa coragem, lá no fundo, tenha a sua  origem na “lenda”segundo a qual “general reformado pode ser chutado à vontade porque não reage igual a se fosse cachorro morto”. Apesar de extremamente preconceituosa contra os animais considerados os melhores amigos do homem- e eu inclusive assim os considero- e também contra os generais reformados, essa”lenda” tem um fundo de verdade. Ela “é” realidade. Prova está no desrespeito que hoje acontece com integrantes das Forças Armadas “reformados”, tratados como se fossem bandidos. Mas antes de chamar essas fardas graduadas à responsabilidade,certamente realizam um “check-up”, uma “sondagem”, no entorno do investigado para que observem se não teria ali ninguém com prestígio na Força capaz de “prejudicar” esse andamento.

Mas tal qual acontece com os militares,da ativa, e depois reformados, normalmente todas as pessoas carentes de escrúpulos num dado momento da vida tendem a“puxar-o-saco” de autoridades e pessoas mais importantes que estão à sua volta, para tão logo estas perderem o poder, por qualquer motivo,desprezá-las, ignorá-las, ou mesmo pisoteá-las.

Em relação aos militares reformados, fico pasmo em ver a reação absolutamente “muda” e omissa do outrora “famoso” Clube Militar, que em outros tempos, no passado, era uma espécie de espelho e porta-voz de todos os militares, ativos e reformados, e que agora parece que também emudeceu está sendo “chutado”, igual a general que deixou a ativa, igual a “cachorro morto”.

Em toda essa cruel “perseguição”, contra dezenas de militares acusados de “bolsonaristas”, ”golpistas”, e por aí vai, por terem de uma ou outra forma participado do governo do então presidente, só tem um, um só general “melancia”, que por um azar do destino foi filmado em atitudes amistosas com os vândalos dentro do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro. E  com esse General,o  G.Dias , o “general do Lula”, enrolaram, enrolaram, e nada lhe aconteceu !!!!

Por tudo isso a impressão que se tem à primeira vista é que o “Patrono-do-Exército”, Luis Alves de Lima e Silva, o “Duque Caxias”, deve estar dando cambalhotas dentro da sua tumba de tanta vergonha do seu Exército.

 

Os textos publicados não refletem a opinião do GPC e são de total responsabilidade de seus idealizadores. 

 

Categorias

  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Cultura
  • História
  • Política
  • Religião
  • Social

Colunistas

A.Manuel dos Santos

Abigail Vilanova

Adilson Constâncio

Adriano Fiaschi

Agostinho dos Santos

Alexandra Sousa Duarte

Alexandre Esteves

Ana Esteves

Ana Maria Figueiredo

Ana Tápia

Artur Pereira dos Santos

Augusto Licks

Cecília Rezende

Cláudia Neves

Conceição Amaral de Castro Ramos

Conceição Castro Ramos

Conceição Gigante

Cristina Berrucho

Cristina Viana

Editoria

Editoria GPC

Emanuel do Carmo Oliveira

Enrique Villanueva

Ernesto Lauer

Fátima Fonseca

Flora Costa

Helena Atalaia

Isabel Alexandre

Isabel Carmo Pedro

Isabel Maria Vasco Costa

João Baptista Teixeira

João Marcelino

José Maria C. da Silva...

José Rogério Licks

Julie Machado

Luís Lynce de Faria

Luísa Loureiro

Manuel Matias

Manuela Figueiredo Martins

Maria Amália Abreu Rocha

Maria Caetano Conceição

Maria de Oliveira Esteves

Maria Guimarães

Maria Helena Guerra Pratas

Maria Helena Paes

Maria Romano

Maria Susana Mexia

Maria Teresa Conceição

Mariano Romeiro

Michele Bonheur

Miguel Ataíde

Notícias

Olavo de Carvalho

Padre Aires Gameiro

Padre Paulo Ricardo

Pedro Vaz Patto

Rita Gonçalves

Rosa Ventura

Rosário Martins

Rosarita dos Santos

Sérgio Alves de Oliveira

Sergio Manzione

Sofia Guedes e Graça Varão

Suzana Maria de Jesus

Vânia Figueiredo

Vera Luza

Verónica Teodósio

Virgínia Magriço

Grupo Progresso de Comunicação | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por I9