Alexandre Dianine-Havard é o criador do sistema Virtuous Leadership. Cidadão francês de origem georgiana e russa, fo Leadership. Cidadão francês de origem russa, formado em Direito pela universidade René Descartes, em Paris, exerceu a profissão de advogado em Estrasburgo, e Helsínquia.
Incendiar os corações para a grandeza é a missão de Alexandre Havard, fundador do sistema de liderança, o Virtuous Leadership. Na óptica deste speaker internacional e escritor, a crise do mundo moderno é uma crise de magnanimidade: uma crise de grandeza. O consumismo e o relativismo moral produzem gerações de pusilânimes: seres pequenos, sem passado, sem país, sem família e sem Deus. Encarceradas num horizonte reduzido, as civilizações europeias de hoje limitam-se a produzir gestores do quotidiano ou, pior ainda, condescende com o ressurgimento dos ditadores, obvias caricaturas da liderança.
Como contraponto, Havard reúne em volta do seu instituto de Virtuous leadership, num movimento de sensibilização internacional para ajudar à formação de uma nova geração de líderes virtuosos para um mundo melho.
Como formar líderes virtuosos? A resposta nasceu nos bancos da Universidade de Helsínquia, quando Alexandre Havard dava aulas sobre a história da construção europeia, e era muitas vezes interpelado pelos alunos que lhe perguntavam, como poderiam ser pessoas da índole dos pais da Europa do pós-guerra? No fundo, o sistema nasceu para dar resposta à pergunta de como podemos ser magnânimos.
A magnanimidade é a característica própria dos líderes. Porque ela provoca grandeza pessoal em si e nos outros.
A liderança virtuosa, ensinada por Alexandre Havard, é a aprendizagem da magnanimidade no contexto social, político, económico, no mundo académico e que surge no processo de tomada de decisões, quando se fazem escolhas. É nessas escolhas de grandeza e serviço, nas atitudes encarnadas, que o líder virtuoso se revela e deste modo humaniza a sociedade.
Neste modo de estar na sociedade, no enquadramento familiar ou profissional o líder virtuoso conta com as virtudes. Do ponto de vista do Virtuous Leadership, a virtude é mais do que um valor. Trata-se de uma força dinâmica e eficaz que impulsiona a existência e não apenas de um valor existencial. Assim, a liderança virtuosa ou virtuous leadership versa sobre as virtudes da grandeza e do serviço. A grandeza é o resultado da prática da virtude da magnanimidade. O serviço é o resultado da prática da virtude da humildade. Em síntese, a liderança virtuosa consiste em alcançar a grandeza pessoal promovendo a grandeza nos outros. Magnanimidade e humildade, a face e a contra face desta mesma realidade.
Deste modo, sendo a liderança virtuosa uma potência a desenvolver, e não uma técnica, o sistema apresenta, de modo prático, aos dirigentes dos nossos dias, o papel central das virtudes clássicas, herdadas dos gregos, incorporando mais tarde os horizontes abertos pelo cristianismo os quais serviram as sociedades durante milénios.
Em grande parte, o desconhecimento do impacto das virtudes no exercício da liderança, resulta em termos práticos na dificuldade em encontrar líderes que mudem o mundo.
A liderança é um modo de ser e pode ser vivido por qualquer pessoa, independentemente do seu lugar na sociedade ou do seu papel numa organização. Não é vocação de poucos, é vocação de muitos. Mas não nos podemos ser líderes virtuosos se não nos conhecermos como pessoas, antropologicamente.
O conhecimento das forças que nos dinamizam, dos talentos inatos, « human skills », aos quais de juntam as virtudes que nos orientam, é o que precisamos de adquirir para crescer e fazer crescer. Se não nos conhecermos, não sabemos o que estamos a dar ou o que podemos vir a dar. Por resta razão, o sistema Virtuous Leadership tem as suas raízes numa profunda concepção antropológica do homem, capaz de criar grandeza pessoal, promovendo a grandeza dos outros.
Finalmente, o desenvolvimento pessoal é o motor da eficácia do líder virtuoso. Mais do que uma mera gestão dos processos e obtenção de objetivos organizacionais e ideologias a seguir, a Liderança Virtuosa pretende incitar o Homem a alcançar as suas aspirações, aquilo que mais honestamente identifica o seu propósito neste mundo (a sua missão), pois esta será a medida da sua excelência.
A Associação Virtuous Leadership (AVL) está presente em Portugal desde 2018, tem por finalidade divulgar os ensinamentos sobre a Liderança Virtuosa e faz parte do movimento de liderança virtuosa. Procura garantir a idoneidade de consultores, e organizadores de eventos e conferências sobre o tema, através de uma específica acreditação. Leciona cursos teóricos e práticos (mastermind) em Virtuous Leadership.
Também disponibiliza o aconselhamento personalizado sobre o teste de temperamento e sobre a missão individual, no âmbito pessoal e profissional.
Os livros de Alexandre Havard estão publicados em português, cujos títulos são: “Virtuous Leadership”, “Do Temperamento ao Carácter”, “Criados para a Grandeza”, “Um Caminho Russo”, “Coaching com Joana d’Arc”. O último livro publicado tem como título “Um Coração Livre”.
Toda a informação disponível e atualizada encontra-se no site: www.vlportugal.pt