Nestas últimas semanas o mundo assiste, por um lado, à destruição do Homem, com o proliferar de duas guerras que não cessarão enquanto as ofensas a Deus não terminarem e o Homem reconhecer a sua condição de criatura e, para isso, animo a todos que regressem ou continuem a rezar o Santo Terço pois, segundo as revelações de Fátima, a vitória final acontecerá através do Coração Imaculado de Maria.
Por outro lado, assistimos a um conjunto de pessoas que durante 4 anos, de um modo metódico, sofrido, sem dar nas vistas, se esforçaram para conseguir uma, ou mais, medalhas nestes jogos olímpicos. No dia em que escrevo isto, Portugal deparou-se com um acontecimento inédito de obter duas medalhas de ouro numa mesma modalidade diferente do atletismo.
Estes desportistas que tanta alegria nos deram , certamente lutaram muito e abdicaram de muitas outras coisas também lícitas. As grandes vitórias não se conseguem sem uma grande luta pessoal, sem muito trabalho, sem um enorme esforço. Este facto contrasta com o pensamento atual no mundo da Educação! No atual Projeto Educativo os seus mentores constroem o mesmo sob a capa de um facilitismo nunca visto no Mundo da Educação!
Um aluno no Ensino Básico dificilmente reprova, não é preciso esforçar-se muito pois sabe que no final a sua aprovação está garantida. Habituado a conseguir resultados medianos sem sacrifício, torna-se uma pessoa indolente fácil de ser futuramente moldada pois não está habituada a lutar por nada, o fracasso na vida, o pessimismo serão certamente os seus companheiros” è isto que queremos para os nossos filhos, sobrinhos, netos? E mesmo para nós! É esta geração que estará nos lugares de decisão quando nós estivermos completamente dependentes!
Habituados a seguirem o caminho do menor esforço optam pelo mais fácil ver-se livre de um feto que é um ser humano, matando-o através do aborto porque pode trazer muitas complicações, consentir que se pratique a eutanásia para não ver os seus familiares a sofrer pois é muito incomodativo, querendo substituir-se ao papel do Criador, único Senhor da Vida e da Morte. No momento de preparação para o novo Ano Lectivo pensem bem nas medidas a tomar sobre a capacitação dos Jovens como Pessoas.
Vejamos bem a sociedade que estamos a construir. Porque não ter gerações olímpicas da vida onde todos podem ganhar medalhas de ouro! Exijamos dos nossos jovens aquilo que eles podem e devem dar à sociedade ao Bem comum!