Skip to content

Estão a Cozinhar no Céu

  • Junho 4, 2022
  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Maria Helena Paes

Há alguns dias o filho mais novo telefonou comentando que tinha ido visitar a Feira de Leiria. Referi então que tinha saudades dos jantares de beneficência organizados por umas senhoras voluntárias que eram excelentes cozinheiras. Perguntei se ainda existia esse local. O meu filho respondeu: “Oh mãe, nesta altura estão a cozinhar no Céu!”. Dei comigo a rir. Na verdade, os anos passam…

Recordei também, por estarmos a 12 de maio, o dia em que se celebra a memória do beato Álvaro del Portillo, a cidade de Roma, mais precisamente o Vaticano. Tinha assistido na Basílica de São Pedro, em 6 de janeiro de 1991, à ordenação episcopal do Beato Álvaro del Portillo, pelo Papa São João Paulo II. Que cerimónia tão emocionante e inesquecível. Estava então acompanhada pelos meus filhos.

  1. Álvaro del Portillo foi o sucessor de São Josemaria Escrivá. Desconhecia, então, que mais tarde teríamos dois santos, S. João Paulo II, S. Josemaria Escrivá e um beato, D. Álvaro del Portillo. “Ao regressar de uma viagem ao Santuário de Czestochowa em agosto de 1979 referiu-se à conversa dos seus filhos para recuperar as passagens aéreas como lembrança da viagem: pediu-as à funcionária do aeroporto, argumentando que aquelas passagens tinham um valor histórico. Então a senhora que o atendeu pensou que havia assinado um acordo comercial ou algo semelhante. “Se é uma coisa histórica – comentou ela – deve ter sido um contrato muito importante”. E D. Álvaro acrescentou: “Penso que é verdade: Fizemos um contrato com a Santíssima Virgem. Fomos estar com ela e dizer-lhe: todo o Opus Dei é para ti, cada um de nós também, totus tuus!, para ti as nossas orações, as nossas mortificações, o nosso trabalho, para apresentarmos a Deus. Ela, em troca, põe-nos o seu manto, protege-nos, ilumina-nos e leva-nos para a frente”.

A partir do ano 1982, quando foi nomeado prelado, passou a usar um anel pastoral. Desde 1983 usava um que S. João Paulo II lhe dera. Percebi que, muitas vezes, durante reuniões olhava para ele. Logo descobri porquê, quando ouvi contar o seguinte episódio da sua audiência com o Papa, em 7 de julho de 1984, antes de uma viagem que faria fora de Roma: “Eu disse ao Papa: Santo Padre, antes de ir, quero pedir-lhe um favor: que coloque este anel por um momento. Eu passei-lho, e o Papa colocou-o no seu dedo. Quando me devolveu, expliquei-lhe: este anel dá-me muita presença de Deus, porque é o símbolo da minha união com o Opus Dei. Significa que sou um escravo, um servo da Obra por amor à Igreja e ao Papa. E assim é, filhos: antes constantemente rezava por ele, e agora esse constantemente foi multiplicado por muito”. (“Os meus anos de trabalho junto ao Beato Álvaro” de Iñaki Celaya).

O Papa Francisco referiu num telegrama enviado ao Prelado do Opus Dei, em 12-III-2014. “Foi um sacerdote cheio de zelo, que soube conjugar uma vida espiritual intensa fundada sobre a adesão à rocha, que é Cristo, com um generoso empenho apostólico que o converteu em peregrino pelos cinco continentes, seguindo os passos de S. Josemaria, merecedor de uma frase bíblica do livro dos Provérbios: “Vir fidelis multum laudabitur”.

Termino este artigo com o ponto 813 de S. Josemaria in “Caminho”: “Fazei tudo por Amor. – Assim não há coisas pequenas: tudo é grande – A perseverança nas coisas pequenas por Amor, é heroísmo”.

Categorias

  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Cultura
  • História
  • Política
  • Religião
  • Social

Colunistas

A.Manuel dos Santos

Abigail Vilanova

Adilson Constâncio

Adriano Fiaschi

Agostinho dos Santos

Alexandra Sousa Duarte

Alexandre Esteves

Ana Esteves

Ana Maria Figueiredo

Ana Tápia

Artur Pereira dos Santos

Augusto Licks

Cecília Rezende

Cláudia Neves

Conceição Amaral de Castro Ramos

Conceição Castro Ramos

Conceição Gigante

Cristina Berrucho

Cristina Viana

Editoria

Editoria GPC

Emanuel do Carmo Oliveira

Enrique Villanueva

Ernesto Lauer

Fátima Fonseca

Flora Costa

Helena Atalaia

Isabel Alexandre

Isabel Carmo Pedro

Isabel Maria Vasco Costa

João Baptista Teixeira

João Marcelino

José Maria C. da Silva...

José Rogério Licks

Julie Machado

Luís Lynce de Faria

Luísa Loureiro

Manuel Matias

Manuela Figueiredo Martins

Maria Amália Abreu Rocha

Maria Caetano Conceição

Maria de Oliveira Esteves

Maria Guimarães

Maria Helena Guerra Pratas

Maria Helena Paes

Maria Romano

Maria Susana Mexia

Maria Teresa Conceição

Mariano Romeiro

Michele Bonheur

Miguel Ataíde

Notícias

Olavo de Carvalho

Padre Aires Gameiro

Padre Paulo Ricardo

Pedro Vaz Patto

Rita Gonçalves

Rosa Ventura

Rosário Martins

Rosarita dos Santos

Sérgio Alves de Oliveira

Sergio Manzione

Sofia Guedes e Graça Varão

Suzana Maria de Jesus

Vânia Figueiredo

Vera Luza

Verónica Teodósio

Virgínia Magriço

Grupo Progresso de Comunicação | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por I9