A vila da Apúlia, concelho de Esposende com pouco mais de 4000 habitantes segundo os dados do INE, não estando nas principais rotas turísticas é uma vila pescatória muito atraente e a sua praia tem bandeira azul, com muito sargaço é uma óptima escolha para férias. Apesar disso esta pequena povoação não abdicou de celebrar a Festa de Nossa Senhora da Guia, com uma Santa Missa Solene com grande recolhimento ajudada por uma Soprano de voz invejável, levando os fiéis a um maior espírito de gratidão por aquela antecipação do Céu. O Senhor Padre com elevado sentido de oportunidade fez uma curtiíssima homilia pois toda a celebração “falava” por si só. Esta Santa Missa fazia-nos meditar aquilo que nos espera no Céu “ Nem olho viu, nem ovido ouviu” como refere S. Paulo na Primeira Carta aos Corintos.
Durante a tarde , houve a Procissão de Nossa Senhora da Guia junto à praia da Apúlia. Esta procissão penso que teve perto de 20 andares. Estiveram envolvidas pessoas de todas as idades e de um modo geral, realizou-se a procissão com grande devoção e recolhento. Ao observar a beleza daqueles andores, sobretudo claro, o de Nossa Senhora da Guia, pensamos nas inúmeras horas de trabalho silencioso que foi necessário! O povo agradece a pesca e as colheitas ( esta Terra é prescatória, mas também agrícola como referiu o Senhor Padre na homilia da Sanra Missa Vespertina) e, claro como filhos de uma Mãe tão podertosa, apoveitam para pedir a sua Poderosa Protecção! Claro como não poda deixar de ser o Seu Filho ia atrás, não podia deixar a Sua Mãe só ! Os Santos eram representados por imagens tal como Nossa Senhora, mas Jesus estava ali “tão real como outrora sobre a Cruz”. Tal como há 2000 anos seguido de uma enorme multidão , mas que agora não podiamos tocar nem sequer com o dedo! Sim, os Apulienses juntamente com o seu pároco estão de parabéns e nós os veraniantes só temos de agradecer
È certo minha Mãe que este ano o nosso país deu – te muitos desgostos: Lrgalizou a eutanásia, promoveu de um modo inqualificável a ideologia de género, e outras leis contrárias a Lei Moral. Mas, muitos destes assuntos foram votados por um escassíssimo número de portugueses que abusando do seu poder, à revelia da vontade popular , legisgelaram leis iiquas! Mas porque hás-de olhar para esses e não +ara os Apulienses e para todos os habitantes das inúmeras Terras que nesta época de Veraneio, te saudaram e louvaram, recordando que “enquanto houver portugueses TU serás o seu amor”!