Skip to content

O túnel

  • Setembro 8, 2024
  • Conexão | Brasil x Portugal
  • José Maria C. da Silva André

 

A visita do Papa à Indonésia está a gerar um entusiasmo enorme na população do país, maioritariamente muçulmana. Trata-se aliás do país do mundo com maior número de muçulmanos. Talvez esse facto faça alguém imaginar um ambiente de radicalismo, mas a realidade dessas terras do Estremo Oriente é tudo menos extremista.

Propositadamente, a grande mesquita de Jacarta foi construída perto da catedral católica e da igreja Emanuel da comunidade protestante, em sinal de amizade. Sukarno, «Pai Fundador» da Indonésia e primeiro Presidente depois da independência, empenhou-se pessoalmente na escolha deste local. O vencedor do concurso de arquitectura para a grande mesquita, foi o arquitecto Friedrich Silaban, de religião católica. Mais recentemente, as autoridades, encabeçadas pelo actual Presidente da República, Joko Widodo, decidiram escavar um túnel entre a mesquita e a catedral, para reforçar os laços de amizade com a Igreja católica. Há três anos, exactamente no dia 27 de Agosto de 2021, o Vice-presidente inaugurou o túnel, percorrendo-o acompanhado pelo Cardeal Ignatius Suharyo Hardjoatmodjo, Arcebispo de Jacarta, e por Nasaruddin Umar, Imã da grande mesquita, e um séquito de autoridades.

Para que serve este pequeno túnel, entre a grande mesquita Istiqlal e a catedral de Santa Maria da Assunção, a pouca distância, uma em frente da outra? Jogando com as palavras, podemos dizer que o túnel corresponde ao apelo do Papa Francisco de construirmos pontes. Talvez não haja muitos corredores subterrâneos que simbolizem tão expressivamente a unidade de um país, fundada na harmonia e no respeito pelas convicções religiosas de todos os cidadãos. Não admira que o Papa não tenha poupado elogios ao Túnel da Amizade.

O historial de delicadezas entre as comunidades muçulmanas e católicas é encantador. Quando os muçulmanos celebram a grande festa do Eid al-Fitr, altera-se o horário das Eucaristias na catedral para que os muçulmanos fiquem com mais espaço no parque de estacionamento da catedral. Em contrapartida, no Natal e na Páscoa, as principais organizações muçulmanas colaboram na organização e segurança dos fiéis católicos que afluem à catedral.

O túnel, com pouco menos de 30 metros de comprimento, está decorado com baixos-relevos do escultor indonésio Aditya Novali, representando a amizade fraterna entre pessoas de diferentes religiões. Nas paredes de ambas as entradas do túnel lêem-se frases muçulmanas e cristãs acerca da fraternidade.

Durante esta visita à Indonésia (2 a 6 de Setembro), o Papa esteve na grande mesquita e na catedral, mas, por razões de saúde, não atravessou o túnel. Contudo, terminada a visita do Papa, uma boa notícia aguarda os cristãos e muçulmanos de Jacarta: o túnel vai abrir permanentemente ao público. Assim, além de símbolo da amizade, vai permitir partilhar com mais comodidade os parques de estacionamento da catedral e da grande mesquita. Junta-se o útil ao agradável.

Categorias

  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Cultura
  • História
  • Política
  • Religião
  • Social

Colunistas

A.Manuel dos Santos

Abigail Vilanova

Adilson Constâncio

Adriano Fiaschi

Agostinho dos Santos

Alexandra Sousa Duarte

Alexandre Esteves

Ana Esteves

Ana Maria Figueiredo

Ana Tápia

Artur Pereira dos Santos

Augusto Licks

Cecília Rezende

Cláudia Neves

Conceição Amaral de Castro Ramos

Conceição Castro Ramos

Conceição Gigante

Cristina Berrucho

Cristina Viana

Editoria

Editoria GPC

Emanuel do Carmo Oliveira

Enrique Villanueva

Ernesto Lauer

Fátima Fonseca

Flora Costa

Helena Atalaia

Isabel Alexandre

Isabel Carmo Pedro

Isabel Maria Vasco Costa

João Baptista Teixeira

João Marcelino

José Maria C. da Silva...

José Rogério Licks

Julie Machado

Luís Lynce de Faria

Luísa Loureiro

Manuel Matias

Manuela Figueiredo Martins

Maria Amália Abreu Rocha

Maria Caetano Conceição

Maria de Oliveira Esteves

Maria Guimarães

Maria Helena Guerra Pratas

Maria Helena Paes

Maria Romano

Maria Susana Mexia

Maria Teresa Conceição

Mariano Romeiro

Michele Bonheur

Miguel Ataíde

Notícias

Olavo de Carvalho

Padre Aires Gameiro

Padre Paulo Ricardo

Pedro Vaz Patto

Rita Gonçalves

Rosa Ventura

Rosário Martins

Rosarita dos Santos

Sérgio Alves de Oliveira

Sergio Manzione

Sofia Guedes e Graça Varão

Suzana Maria de Jesus

Vânia Figueiredo

Vera Luza

Verónica Teodósio

Virgínia Magriço

Grupo Progresso de Comunicação | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por I9