Skip to content

Vem aí o Natal

  • Novembro 30, 2024
  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Maria Helena Paes

O tempo passa rápido e parece estarmos já às portas do Natal. Há muitos anos atrás encontrava-me com os meus filhos na cidade de Roma. Mais precisamente na Praça de São Pedro, no Vaticano. Gozávamos férias de Natal. Ao entrarmos o nosso coração ficou fascinado e encheu-se de ternura. O Presépio de Natal exposto era de uma beleza ímpar! As figuras que o representavam faziam-nos sentir que vivíamos um momento sobrenatural. Por todo o recinto ecoava o som da música: Adeste Fidelis. Sublime!

Se me permitem transcrevo um pouco da sua letra. Adeste fideles, laeti triumphantes: Venite in Behtleem: Natum videte Regem Angelorum. Venite, adoremus. Venite adoremus Dominum. (Fiéis alegres e triunfantes venham a Belém contemplar o nascimento do Rei dos Anjos. Venham, vamos adorar o Senhor). Depois da visita ao Presépio, dávamos um passeio pelo recinto, admirando a sua beleza, esplendor e grandiosidade, não esquecendo a majestosa Árvore de Natal. Deixávamos a Praça de São Pedro com um sentimento de paz, de felicidade e de tranquilidade. Havia ainda um tempo dedicado a visitar os famosos Presépios de Roma expostos nas diferentes igrejas desta cidade.

Regressei a Lisboa com o firme propósito de visitar os Presépios de Lisboa. E descobri fascinada os maravilhosos Presépios de um dos mais famosos escultores, Joaquim Machado de Castro, (1731/1829) que são de uma beleza indiscritível! Depois de ter visitado vários, hoje dou ênfase a uma maquineta com um Presépio, o único datado e assinado pessoalmente pelo escultor, existente numa capela do deambulatório da Sé Catedral de Lisboa.

Está escrito no Presépio em latim “Inventi et fece”. (Imaginei e realizei), Joach. Machado de Castro, 1766. Que minuciosidade, que lindas representações não só das figuras alusivas ao nascimento de Jesus mas também das diferentes figuras que ilustram a vida existente nessa época. O azul do céu, tão bem representado, com as inúmeras estrelas e os anjos, deixaram-me boquiaberta. Como é possível existir tanta criatividade, tanta beleza. Que grande talento possuía o nosso afamado escultor! Passei a visitar os Presépios de Lisboa e a descobrir Presépios belíssimos que não conhecia de todo.

Outro gosto que possuo é a representação da figura do Menino Jesus. Recordo a emoção que sentia, por ocasião do Natal, quando são expostos os “Meninos Jesus”, os quais no final da missa o sacerdote dá a beijar aos fiéis que o queiram fazer. Havia um que era lindo, com um vestido que o cobria, adornado com rendas e galões dourados, deitado sobre uma almofada com os mesmos tons, e ao lado um lenço branco com renda, para O limpar depois de o beijar. Parecia que nos fitava indefeso, com um olhar tão doce que só apetecia acariciá-lo.

Um dia, enchi-me de coragem e perguntei ao sacerdote se era possível, quando fosse retirado da igreja, ser-me emprestado por alguns dias. Com grande espanto meu, o sacerdote anuiu. Que grande responsabilidade! Ficou uns dias em minha casa, abençoando a família e o lar. Sentimo-nos muito felizes e gratos pela oportunidade que nos foi concedida.

É assim o Natal. Apesar das dificuldades existentes, sentimos o coração repleto de alegria, porque Jesus veio para nos salvar.

Categorias

  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Cultura
  • História
  • Política
  • Religião
  • Social

Colunistas

A.Manuel dos Santos

Abigail Vilanova

Adilson Constâncio

Adriano Fiaschi

Agostinho dos Santos

Alexandra Sousa Duarte

Alexandre Esteves

Ana Esteves

Ana Maria Figueiredo

Ana Tápia

Artur Pereira dos Santos

Augusto Licks

Cecília Rezende

Cláudia Neves

Conceição Amaral de Castro Ramos

Conceição Castro Ramos

Conceição Gigante

Cristina Berrucho

Cristina Viana

Editoria

Editoria GPC

Emanuel do Carmo Oliveira

Enrique Villanueva

Ernesto Lauer

Fátima Fonseca

Flora Costa

Helena Atalaia

Isabel Alexandre

Isabel Carmo Pedro

Isabel Maria Vasco Costa

João Baptista Teixeira

João Marcelino

José Maria C. da Silva...

José Rogério Licks

Julie Machado

Luís Lynce de Faria

Luísa Loureiro

Manuel Matias

Manuela Figueiredo Martins

Maria Amália Abreu Rocha

Maria Caetano Conceição

Maria de Oliveira Esteves

Maria Guimarães

Maria Helena Guerra Pratas

Maria Helena Paes

Maria Romano

Maria Susana Mexia

Maria Teresa Conceição

Mariano Romeiro

Michele Bonheur

Miguel Ataíde

Notícias

Olavo de Carvalho

Padre Aires Gameiro

Padre Paulo Ricardo

Pedro Vaz Patto

Rita Gonçalves

Rosa Ventura

Rosário Martins

Rosarita dos Santos

Sérgio Alves de Oliveira

Sergio Manzione

Sofia Guedes e Graça Varão

Suzana Maria de Jesus

Vânia Figueiredo

Vera Luza

Verónica Teodósio

Virgínia Magriço

Grupo Progresso de Comunicação | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por I9