No dia 14 de Dezembro, quase a meio do Advento, celebra-se São João da Cruz que nos exorta com a sua poesia ao amor a Cristo. Contemporâneo de S Teresa de Ávila é um dos frades fundadores dos Carmelitas Descalços. Era órfão de pai e muito pobre, tendo estudado no colégio jesuíta de Medina del Campo e frequentado a Universidade de Salamanca. Não resisto a transcrever o canto 1 dos Cânticos Espirituais do santo como uma boa forma de preparar o Natal que já está tão perto.
“Que mais queres, ó alma, e que mais procuras fora de ti, se dentro de ti tens as tuas riquezas, os teus deleites, a tua satisfação…,
O teu Amado, Aquele que a tua alma deseja e busca?
Rejubila-te e alegra-te no teu recolhimento interior com Ele, pois o tens tão perto.”
Como é que preparo o meu coração para receber o Menino? Como é que o recebo em cada Comunhão? Será que se pode perceber a alegria de O ter comigo? Também tenho de partilha-Lo com os outros, na família, nos amigos, e mesmo com aqueles com que nos cruzamos na rua.
«Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo». Respondeu João Baptista aos que lhe perguntaram que fazer e ainda «Não pratiqueis violência com ninguém nem denuncieis injustamente; e contentai-vos com o vosso soldo».
Assim vamos caminhando para Belém pois já O temos tão perto!