Durante as férias de Natal, no ano de 1917 a região de Logroño foi assolada por grandes tempestades de neve. Poucos dias antes do seu aniversário S. Josemaria foi presenteado por Deus, como refere Vasquez de Prada no primeiro volume da biografia de S. Josemaria, fazendo observar que por aquelas ruas cheias de neve tinham passado uns pés descalços de um frade. Ao notar tal generosidade S. Josemaria refere o seguinte: “Se outros fazem tantos sacrifícios por Deus e pelo próximo, não vou eu ser capaz de oferecer alguma coisa?”
A partir deste momento nada mais seria igual na sua vida e, para estar disponível para o que Deus queria dele, alterou todos os seus planos e entrou no seminário para ser sacerdote.
O Santo contava que ao informar o seu pai este disse, “mas meu filho tens em conta que não vais ter um carinho nesta Terra, um carinho humano? “e S. Josemaria acrescentou que o seu pai se tinha equivocado e tendo dado conta disso anos mais tarde. Viu este pela primeira vez chorar ao afirmar “Não me oponho, além disso vou apresentar-te a alguém que te pode orientar” e assim e no dia 28 de Março de 1925 é ordenado sacerdote e por isso este ano comemoramos o centenário desta efeméride.
Anos mais tarde, segundo o autor referido anteriormente, este Santo diria “Eu nunca pensei fazer-me sacerdote nem dedicar-me a Deus, não tinha colocado esse problema pois pensava que não era para mim, mais ainda, aborrecia-me esse pensamento de poder chegar ao sacerdócio algum dia, de tal modo que me sentia anticlerical. Amava muito os sacerdotes pois toda a formação que recebi na minha casa, era profundamente piedosa, ensinaram a respeitar, venerar o sacerdócio. Mas não para mim, para os outros. “
Josemaria poderia ter sido um óptimo arquitecto, um advogado, com as suas inúmeras qualidades não temos dúvidas que teria grande êxito, mas não tinha realizado aquilo que Deus projetou para ele desde toda a eternidade, o Opus Dei não existiria e não tinha sido possível que milhões de pessoas encontrassem o rumo da sua vida. Isto, nas devidas proporções pode ocorrer connosco quando deixamos de realizar o que Deus nos pede!