Skip to content

Dia Mundial do Livro – Quarta-Feira, 23 Abril

  • Abril 2, 2025
  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Maria Susana Mexia

 

«A origem do Dia do Livro é baseada na data em que se comemora a morte de William Shakespeare, Miguel de Cervantes Saavedra e Inca Garcilaso de la Veja, em 1616.

Esta celebração foi criada por várias razões: combater o analfabetismo, promover a cultura, prestar homenagem universal aos livros e autores, ou simplesmente convidar a todos para desfrutar do prazer da leitura.

Tanto a celebração como a sua data foram instituídas durante a Conferência Geral da UNESCO em 1995. A iniciativa de celebrar este dia deve-se à Associação Internacional de Editores. Actualmente esta celebração ocorre em mais de 100 países em todo o mundo.

É um momento para celebrar a importância da leitura, fomentar o crescimento das crianças como leitores e promover o amor pela literatura ao longo da vida e a integração no mundo do trabalho.»

O Último livro que li

Todos os Caminhos Vão Dar a Roma

“Todos os Caminhos Vão Dar a Roma” é a autobiografia de um casal presbiteriano convertido ao catolicismo mediante um profundo e apurado estudo das Sagradas Escrituras e a análise histórica, teológica e também bíblica da Sagrada Tradição e do Magistério da Igreja Católica.

O percurso de conversão começou quando Scott decidiu aprofundar os seus conhecimentos sobre a Igreja Católica, inicialmente com o intuito de a refutar. No entanto, ao mergulhar nos ensinamentos católicos e na história da Igreja, ele começou por encontrar fundamentos bíblicos e históricos que o levaram a questionar as suas próprias convicções protestantes.

Após um período de intensa reflexão e estudo, Scott tomou a decisão de se converter ao catolicismo. Esta escolha trouxe desafios pessoais e profissionais, incluindo a necessidade de deixar a sua posição como pastor e enfrentar a incompreensão de colegas e amigos.

Kimberly, a esposa, embora desolada e inicialmente resistente, começou também a estudar os ensinamentos católicos para compreender as escolhas do marido. Este processo gradual culminou na sua própria conversão, fortalecendo a união do casal e renovando seu compromisso conjunto na fé.

O livro aborda temas como a busca pela verdade, a importância do estudo aprofundado das Escrituras e da Tradição, os desafios das diferenças religiosas no casamento e a descoberta de uma fé mais plena. A narrativa destaca como a honestidade intelectual e a abertura ao diálogo podem levar a transformações profundas na vida pessoal e espiritual.

Na busca de um maior conhecimento sobre Jesus Cristo, descobrem realidades desconcertantes a respeito da Bíblia e da Igreja Católica, o que acabou por  provocar uma reviravolta nas suas vidas.

Como diz Scott na introdução, é uma história de amor com final feliz, mas que ao longo do percurso tem contornos de um romance policial, e até mesmo de terror.

Este livro é um emocionante relato do casal Scott e Kimberly Hahn sobre as suas trajectórias religiosas.

Esgotado várias vezes, teve recentemente a 7ª Edição, com a chancela da editora “encontro da escrita” – encontrodaescrita.pt / encontrodaescrita@zonmail.pt

 

Categorias

  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Cultura
  • História
  • Política
  • Religião
  • Social

Colunistas

A.Manuel dos Santos

Abigail Vilanova

Adilson Constâncio

Adriano Fiaschi

Agostinho dos Santos

Alexandra Sousa Duarte

Alexandre Esteves

Ana Esteves

Ana Maria Figueiredo

Ana Tápia

Artur Pereira dos Santos

Augusto Licks

Cecília Rezende

Cláudia Neves

Conceição Amaral de Castro Ramos

Conceição Castro Ramos

Conceição Gigante

Cristina Berrucho

Cristina Viana

Editoria

Editoria GPC

Emanuel do Carmo Oliveira

Enrique Villanueva

Ernesto Lauer

Fátima Fonseca

Flora Costa

Helena Atalaia

Isabel Alexandre

Isabel Carmo Pedro

Isabel Maria Vasco Costa

João Baptista Teixeira

João Marcelino

José Maria C. da Silva...

José Rogério Licks

Julie Machado

Luís Lynce de Faria

Luísa Loureiro

Manuel Matias

Manuela Figueiredo Martins

Maria Amália Abreu Rocha

Maria Caetano Conceição

Maria de Oliveira Esteves

Maria Guimarães

Maria Helena Guerra Pratas

Maria Helena Paes

Maria Romano

Maria Susana Mexia

Maria Teresa Conceição

Mariano Romeiro

Michele Bonheur

Miguel Ataíde

Notícias

Olavo de Carvalho

Padre Aires Gameiro

Padre Paulo Ricardo

Pedro Vaz Patto

Rita Gonçalves

Rosa Ventura

Rosário Martins

Rosarita dos Santos

Sérgio Alves de Oliveira

Sergio Manzione

Sofia Guedes e Graça Varão

Suzana Maria de Jesus

Vânia Figueiredo

Vera Luza

Verónica Teodósio

Virgínia Magriço

Grupo Progresso de Comunicação | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por I9