Pular para o conteúdo

Fomentar parasitas

  • Setembro 15, 2024
  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Maria Guimarães

 

Lemos no livro do Génesis que Deus manda o Homem trabalhar. Além de “Crescei e multiplicai-vos” Jesus deu ao Homem a tarefa de governar a Terra. O trabalho dignifica e através dele são desenvolvidas inúmeras virtudes. S. Josemaria, um santo do século passado, fundador do Opus Dei, recordou aquilo que sendo tão antigo como o início do cristianismo, mas que parecia esquecido pela maioria dos cristãos, que qualquer Homem podia aspirar à santidade, convertendo todas as suas tarefas desde as mais pequenas às maiores, em meio de santificação, afirmando” a vocação cristã consiste em transformar em poesia heroica a prosa de cada dia”.

Se esta é a vocação cristã, ou seja , aquilo a que Deus nos Chama e, portanto, o que nos torna felizes, assim aqueles que não trabalham só podem encontrar a tristeza. Podem perguntar então e as crianças? E os doentes? São necessariamente infelizes? Claro que não! Sabemos bem que as crianças são naturalmente alegres. O trabalho das crianças é  brincar e quando chegam à idade escolar é estudar. Por outro lado, o trabalho dos doentes é levar com garbo os seus padecimentos.  Quando se aborda o tema do trabalho não é apenas o trabalho profissional, contudo, é sobre este que pretendo reflectir.

Nestes últimos tempos, pelo menos na cidade onde vivo que é o Porto, observo que em muitos sectores há falta de recursos humanos na restauração, nas lavandarias e a frase de quem me atende é sempre esta “ninguém quer trabalhar!”. Este fenómeno não deixa de ser preocupante pois, se por um lado ouvimos desabafos como este, por outro lemos e ouvimos nos meios de comunicação social que o número de desempregados está a aumentar” Se há postos de trabalho por preencher com é possível o número de desempregados ser cada vez maior?

Penso que uma das explicações é a gratuitidade do subsídio desemprego, isto é, o desempregado recebe uma quantia do Estado sem dar nada em troca- Ora, muitos pensarão, se eu posso estar em casa a ganhar sem trabalhar porque me hei- de esforçar? Até porque  trabalhar comporta gastos na deslocação, na alimentação. Sendo desempregados saudáveis, estes deveriam ser obrigados a desempenhar uma tarefa em prol da sociedade, ou seja a favor daqueles que através dos seus impostos os estão a sustentar, Por exemplo, vemos imensos locais com folhas, lixo onde se um dia há um incêndio, teremos certamente, alguma surpresa bem desagradável. Por outro lado, em alguns serviços públicos em que há falta de recursos humanos, estas pessoas poderiam ajudar trabalhando algumas horas. Atualmente estamos a fomentar o crescimento de parasitas e o que não me parece nada justo é uns estarem a trabalhar e outros, com saúde “viverem à sombra da bananeira”.

Categorias

  • Conexão | Brasil x Portugal
  • Cultura
  • História
  • Política
  • Religião
  • Social

Colunistas

A.Manuel dos Santos

Abigail Vilanova

Adilson Constâncio

Adriano Fiaschi

Afonso Licks

Agostinho dos Santos

Alexandra Sousa Duarte

Alexandre Esteves

Ana Esteves

Ana Maria Figueiredo

Ana Tápia

Artur Pereira dos Santos

Augusto Licks

Cecília Rezende

Cláudia Neves

Conceição Amaral de Castro Ramos

Conceição Castro Ramos

Conceição Gigante

Cristina Berrucho

Cristina Viana

Editoria

Editoria GPC

Emanuel do Carmo Oliveira

Enrique Villanueva

Ernesto Lauer

Fátima Fonseca

Flora Costa

Helena Atalaia

Isabel Alexandre

Isabel Carmo Pedro

Isabel Maria Vasco Costa

João Baptista Teixeira

João Marcelino

José Maria C. da Silva...

José Rogério Licks

Julie Machado

Luís Lynce de Faria

Luísa Loureiro

Manuel Matias

Manuela Figueiredo Martins

Maria Amália Abreu Rocha

Maria Caetano Conceição

Maria de Oliveira Esteves

Maria Guimarães

Maria Helena Guerra Pratas

Maria Helena Paes

Maria Romano

Maria Susana Mexia

Maria Teresa Conceição

Mariano Romeiro

Michele Bonheur

Miguel Ataíde

Notícias

Olavo de Carvalho

Padre Aires Gameiro

Padre Paulo Ricardo

Pedro Vaz Patto

Rita Gonçalves

Rosa Ventura

Rosário Martins

Rosarita dos Santos

Sérgio Alves de Oliveira

Sergio Manzione

Sofia Guedes e Graça Varão

Suzana Maria de Jesus

Vânia Figueiredo

Vera Luza

Verónica Teodósio

Virgínia Magriço

Grupo Progresso de Comunicação | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por I9